MTV Miaw 2022 foi um espetáculo até a página dois

A edição de 2022 do MTV Miaw aconteceu na última semana e ao mesmo tempo que entregou um espetáculo, se meteu em algumas polêmicas

Falar sobre o MTV Miaw 2022, especialmente este ano, é uma tarefa desafiadora, isso porque o escutai pôde acompanhar de perto o espetáculo que rolou na terça-feira (26) no Vibra São Paulo e apesar das boas surpresas com a organização e estrutura do evento, foi impossível não chegar em casa e se deparar com a chuva de críticas feita por internautas e artistas, inclusive que tinham sido indicados aos prêmios.

A lista é extensa: Boo Unzueta e Tatá Estaniecki, Ramona Borba, Rizia Cerqueira, Gabriel do Borel, Stefan Costa, Marcela McGowan e a namorada Luiza Martins e por aí vai. Em todos esses casos, apesar de indicados, os artistas não foram convidados para a premiação e demonstraram sua indignação nas redes sociais. Além deles, tivemos os casos de Mc Soffia e Vitor Fernando que mesmo sendo convidados, reclamaram da organização e da forma como foram tratados no evento.

Imagem: Cleiby Trevisan MTV Brasil/Viacom (reprodução)

Alguns artistas de peso também não perderam a oportunidade de dar aquela alfinetada no MTV Miaw, como o Kevinho, que também não foi convidado, desabafou em seu Instagram: “Artistas do nosso Brasil, não percam tempo indo nesse premiozinho [MTV Miaw] armado que passou ontem. Fui uma vez só e já saquei a deles pra nunca mais ir. Tô fora.”, escreveu.

A MTV Brasil ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas de qualquer forma é impossível não citar essas polêmicas que escancaram um despreparo da premiação e repercutiram uma imagem extremamente negativa de um programa que ainda sequer foi ao ar. Nas redes, muitos internautas atrelaram o descaso com racismo, por grande parte dos esquecidos serem artistas negros. Fica o alerta para a MTV para que ninguém fique de fora das próximas edições.

Mas nem só de closes errados vive o MTV Miaw, a estrutura do espetáculo e as escolhas das performances e apresentadores demonstram toda a criatividade e personalidade que caracterizam o trabalho da rede.

Com um visual bastante colorido, que beira o psicodélico, a premiação criou um cenário que além de dialogar com o público jovem, serviu perfeitamente de paisagem para as performances e esquetes da noite. Acredito também que houve sabedoria na escolha das pessoas que conduziram o espetáculo por unir tradição e novidade.

No palco do MTV Miaw, pudemos ver nomes consagrados como: Eliana, Camila Pitanga, Supla e Pathy de Jesus ao mesmo tempo que nomes emergentes da cena como João Guilherme, Pequena Lo, Clara Garcia e Pepita, trazendo as caras da nova geração sem deixar de referenciar a potência de outros grandes comunicadores. Sinônimo dessa mistura, a performance de Jão com Skank foi uma surpresa positiva, que apesar de inusitada levantou o público do MTV Miaw ao som dos hinos da banda e do artista.

Imagem: Cleiby Trevisan MTV Brasil/Viacom (reprodução)

Essa faceta diversa marca a premiação de uma forma geral e nessa hora há de se tirar o chapéu para a MTV que carregou a diversidade não só como um discurso vazio, mas fez isso acontecer de fato, pelo menos nos palcos do MTV Miaw. Com categorias que exaltavam artistas negros e LGBTQIA+, como Orgulho do Vale e Black Star Rising por BET, e falas pró-respeito e inclusão por parte do time de apresentadores, o programa consegue levar ao pé da letra o que se espera de veículos que levantam a bandeira das minorias.

Nessa hora, vale destacar, não só por seu valor político, mas também artístico, a homenagem prestada à Elza Soares por Caio Prado, Renegado, Any Gabriely, Camila Pitanga e Larissa Luz. Precedida de um monólogo emocionante de Camila Pitanga, a performance incendiou o auditório com a potência vocal e presença de palco do quinteto que performou as canções Comigo, A Carne e Mulher do Fim do Mundo. Homenagear Elza também é uma forma de homenagear não só a tradição da música brasileira como também toda uma geração de mulheres negras.

As demais performances da noite também foram muito bem idealizadas, a junção de Xamã com o cantor sul-africano Zakes Bantwini conseguiu fundir dois ritmos bem diferentes e sem falar da apresentação impecável de Ludmila e Luísa Sonza, que esbanjou toda química, já demonstrada no sucesso “Café da Manhã” e no mais novo Numanice, no palco do MTV Miaw. As artistas encerraram o prêmio com apresentações dignas das maiores cantoras pops do Brasil. Ocupando todo o palco do MTV Miaw com suas presenças de palco e balé impecáveis, a performance das cantoras foi com certeza o ponto alto da noite.

Destaque especial para a primeira performance ao vivo de “Cachorrinhas” que com toda sua força demonstra bem o porque da música ter conquistado disco de ouro em apenas nove dias.

Nesse compilado de elogios, podemos perceber que as premiações acabaram ficando de lado. Nesse ponto, a MTV falhou muito ao colocar os principais prêmios para serem entregues na transmissão ao vivo na Pluto TV do Pink Carpet que aconteceu na terça (26) às 19h e foi comandada por Ingrid Ohara, Gabb e Spartakus. Apesar do carisma do trio, a baixa experiência fez com que grandes premiações, como Álbum do Ano e Melhor Clipe, passassem despercebidas e fossem anunciadas de formas que despertaram a vergonha alheia do público.

Imagem: Cleiby Trevisan MTV Brasil/Viacom (reprodução)

Além disso, a escolha tirou do palco do MTV Miaw a possibilidade de grandes encontros, discursos e momentos que mereciam o show principal. Dentre os principais erros, cito aqui a escolha por premiar no Pink Carpet, Manu Gavassi por Fandom Real Oficial, Pet Influencer e Clipão da P#rr@ (que poderiam inclusive ser entregues juntos caso fosse uma questão com o tempo) e Álbum do Ano vencido pelo Jão com Pirata. Por fim, essa disposição confundiu os espectadores e frustrou os fãs que votaram para verem seus artistas brilharem no palco da premiação.

Afinal, os “gatinhos” poderiam muito bem ter sido entregues pelas mãos de Camila Queiroz e Xamã, que por sinal, entregaram tudo no palco do MTV Miaw. Se em um primeiro momento a escolha não apetece muito, especialmente por conhecermos Camila como uma menina mais tímida e serena, sem toda a personalidade que se espera de uma apresentadora deste tipo de premiação, em um segundo momento, nos surpreendemos com a forma como a atriz estava solta no palco e soube contornar bem essa imagem que a permeia com um toque de humor e espontaneidade, com direito a uma performance incrível de “Envolver” com um convidado da plateia que rendeu até reveal da artista.

Xamã também trouxe toda sua personalidade despojada pro palco e formou uma dupla inusitada e cheia de química com Queiroz. Destaque também para o momento em que o apresentador rimou ao vivo ao som da performance de bateria da atriz, um momento descontraído que simulando um improviso cativou a plateia do Vibra São Paulo.

Outro acontecimento que não pode passar batido é o beijão entre Bianca Andrade e Gkay, seja por bem ou por mal, a espécie de “esquete” sobre a farofa da Gkay deu o que falar com o público. Particularmente, acho uma ótima ideia do MTV Miaw tanto brincar com o tema da Farofa, que já virou domínio da indústria do entretenimento, quanto trazer duas personalidades tão em alta, uma marcada por sua fama de pegadora, para fazer essa brincadeira.

Imagem: Cleiby Trevisan MTV Brasil/Viacom (reprodução)

Apesar dos hates que acusam as duas de “biscoiteras”, o vídeo circula em todas as redes e gera ainda mais buzz tanto para as artistas (que vale citar, acabaram de fazer lançamentos importantíssimos de suas marcas), quanto para o prêmio.

É difícil dar um veredito final sobre o MTV Miaw 2022, especialmente pela premiação ainda não ter ido ao ar, sendo assim muitos dos problemas podem ser contornados pela edição, e por ter vivido a experiência de perto, o que me torna tendenciosa a exaltar o espetáculo.

O que posso dizer é que, eu sentaria na frente da tv nessa quinta a noite para assistir ao MTV Miaw e acho que quem se dispuser a fazer isso se deliciará com um show que acerta em muitos pontos, ainda que não tenha atingido toda sua potência, seja nos bastidores ou mesmo nas suas escolhas narrativas.

Total
0
Share