Não é errado dizer que Mudvayne, banda formada em 1996, tem uma imagem mais marcante na cabeça das pessoas que estavam na fase adolescente e jovem adulta por volta dos anos 2000. Isso porque o quarteto de Peoria, Illinois, teve seu momento de auge naquela época. Considerada uma banda importante para a cena do heavy metal, sua história teve direções com apelo mais popular e outras onde eram vistos como uma opção a mais de rock decente com pegada de metal alternativo e hard rock. Mas desde sua criação até os dias atuais, é possível encontrar muitos fãs que os acompanham desde os primórdios.
Mesmo passando por um momento de hiato que consistiu em cerca de dez anos, seu retorno fez com que o público fiel respirasse aliviado, quem apenas os conhecia desse uma nova chance e também até como um convite para novos ouvintes. Mesmo que essa volta tenha acontecido em momentos conturbados para artistas musicais, devido a uma pandemia recente, isso foi uma dificuldade superada, e agora, após a nova reunião que começou em 2021, Mudvayne vem mostrando determinação para assegurar ao público que o local importante que tinham no rock ainda continua lá, esperando seu retorno.
Mesmo após a longa pausa e o retorno em 2011, Mudvayne ainda não trouxe novos projetos. Sua discografia segue a mesma, com o último disco, “Mudvayne”, lançado em 2009. Desde então, a banda tem focado em apresentações ao vivo, tanto solo quanto em festivais, fazendo parte, inclusive, do line-up da edição de 2024 do KNOTFEST Brasil. Para quem busca conhecer mais do quarteto antes de encontrá-los em algum palco, vale a pena conferir o debut “L.D. 50” e também o álbum autointitulado. Perceber a evolução e novas direções no som que a diferença entre o primeiro e o último trabalho oferece é um caminho interessante para mergulhar na música da banda.
Atingindo um pico de sucesso durante a era “Lost and Found” em 2005, é possível perceber que hits como ‘Happy?’ e ‘Forget to Remember’ podem não ser tão desconhecidos aos ouvidos. Mudvayne também tem uma presença marcante no que diz respeito a estilo. Mesmo que maquiagem pesada não seja novidade para bandas de rock, eles fizeram com que seu estilo agressivo se tornasse algo com personalidade. Suas apresentações, como a clássica na premiére do filme “Navio Fantasma”, cantando ‘Not Falling’, acabam se tornando memoráveis não só pela música, mas também pelo impacto visual.
Agora, com a oportunidade de conquistar também os apreciadores do rock que não tiveram chance de ouvi-los no passado, Mudvayne faz de sua importância um ponto de interesse para quem quer mergulhar de vez em sua discografia. A futura apresentação no Brasil é um alerta para o fato de que cada vez mais reuniões de bandas que faziam muito barulho há anos também são um fator forte para que isso ecoe até agora. No caso da banda de Illinois, é uma chance e tanto para ir além, faltando apenas um lançamento oficial que faça com que sua nova fase seja, além de algo crucial, uma nova vida para sua história.
***
Mudvayne se apresenta no sábado, dia 19 de outubro, no KNOTFEST Brasil.