A banda MULATU lançou suas primeiras músicas em 2021 e, desde então, além dos lançamentos de “Quando Você Chega”, “Um Menino” e “Complicado”, teve shows de destaque em casas como Agito Rio, Jah Lapa e Na Lata Botafogo.
A busca pela tradução do entorno do cotidiano e da atmosfera sonora carioca é o que expressa todo o seu conjunto, tendo influências de artistas como Jorge Ben Jor, Kaytranada, Criolo e Mac DeMarco, buscando encontrar uma sonoridade que mistura todas essas texturas e timbres, construindo uma identidade própria.
O primeiro single do EP se chama “Coisa Linda” e conta com um riff de contrabaixo, acompanhado de uma levada simples de samba na percussão, ditando a tônica da faixa: ascende e provoca, em uníssono com a história a ser contada. A narrativa é introduzida pelos vocais oitavados de Meifeis e Rapha D’Oliveira, característica marcante no som da banda.
O samba se mantém até o final do primeiro verso, quando é subitamente tomado por sintetizadores e guitarras com drive. Fica clara a mudança de intenção no vocal e no arranjo que, não obstante, abre alas para um beat característico do hip-hop, com um verso que reverencia a música “Deixa Isso Pra Lá”, eternizada na voz de Jair Rodrigues.
Tanto o arranjo, quanto letra e vocais, sugerem essas mudanças sutis e ainda assim radicais, como as vivenciadas nos momentos de euforia presentes nos relacionamentos amorosos. A faixa é como se imaginar vendo a dupla tocar na praia ou em um lugar a céu aberto, porque a energia da música transborda algo em que as pessoas se sentiriam livres enquanto ouvissem.
A introdução é um momento em que não é possível saber exatamente para onde a faixa vai, e isso é o elemento mais impactante. Há pitadas de Reggae, R&B, Nova MPB… e mesmo com uma sonoridade rica a identidade de MULATU se evidencia a cada segundo no trabalho.