fbpx

10 músicas de 2008 que são hits até hoje

Há 13 anos a indústria da música via o surgimento de grandes fenômenos e a reafirmação de estrelas consolidadas. Vamos relembrar?

Os mais saudosistas declaram os primeiros anos da década de 2010 como o ápice da música pop. Outros relembram os anos 2000 como época de ouro da indústria. Mas a verdade é que a indústria musical se renova, novos artistas de diferentes estilos surgem à nossa frente todos os anos, assim como veteranos se reinventam, um ciclo constante de novidades, e em 2008 não foi diferente.

Ouça nossa playlist de hits de 2008

Um ano tão recente em nossas memórias musicais marcou o finalzinho dos anos 2000, em 2008 Lady Gaga, Katy Perry, Beyoncé, Mariah Carey, Madonna, Coldplay e tantos outros dominaram os charts e nos deram músicas memoráveis que merecem ser relembradas.

A lista abaixo traz 10 canções que marcaram o ano de 2008 e que permenecem icônicas até hoje:

1. “Single Ladies (Put a Ring on It)” da Beyoncé

A faixa pertencente ao projeto “I Am … Sasha Fierce”, Single ladies foi lançada em conjunto a faixa “If I were a boy”, mostrando os dois lados de Beyoncé. O single alcançou o topo da hot 100 e levou para casa três Grammys. O sucesso da faixa não foi apenas comercial, o videoclipe icônico em preto e branco se tornou um marco cultural do mundo pop, a popularidade da coreografia tomou conta da internet e se tornou uma febre. O fenômeno Single ladies ultrapassou bolhas, jornalistas, jogadores, famosos e famosas entraram no ritmo de Beyoncé, garantindo que a canção se tornasse uma das mais memoráveis daquele ano e deste século.

2. “Just Dance” da Lady Gaga e Colby O’Donis

O primeiro single de Lady Gaga surge em oito de abril de 2008 dando início a uma das eras femininas mais icônicas dos últimos tempos. A canção lead single do álbum “The fame” fez sua primeira aparição na hot 100 em 16 de agosto de 2008 na posição de número 76, dando início a escalada para o topo. Além do bom desempenho na hot 100, a música alcançou a posição de número dois nas paradas Hot Dance Airplay e Hot Dance Club Play em 2008.

3. “I Kissed A Girl” da Katy Perry

O single de estreia de Katy Perry foi sem dúvidas um dos maiores feitos do ano de 2008, assim como Lady Gaga, a canção lead do seu primeiro álbum conquistou o público e deu a Katy seu primeiro #1 na hot 100. Com 7 semanas consecutivas no topo da Billboard, o lead single do álbum “One of the boys” é o décimo single mais vendido do século 21 e é considerado um dos hinos LGBTQ+ da década de 2000.

4. “4 minutes” da Madonna, Justin Timberlake e Timbaland

Após o sucesso de seu décimo álbum de estúdio “Confessions on a dancefloor“, Madonna decidiu seguir a tendência e lançar músicas mais dançantes e animadas. O lead single de seu 11° álbum alcançou o topo dos charts de 21 países incluindo Reino Unido e Alemanha. Nos Estados Unidos a canção debutou na posição de número 68, na semana seguinte saltou para o top 3 da parada, além de chegar ao topo da Hot Dance Club Play e a Hot Dance Airplay.

5. “Touch My Body” da Mariah Carey

Um dos trabalhos mais aguardados de 2008 pela crítica, Touch my body foi o primeiro single que Mariah Carey deu ao público. A música serviu como lead single de “E=MC²“. Repetindo o êxito de sua era anterior, “The Emancipation of Mimi”, Mariah emplacou a canção no topo da hot 100, sendo seu 18° número 1 na parada e dando a ela o título de artista solo que mais alcançou o topo na história da Billboard. Em países como Alemanha, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido a música se mostrou estável e atingiu no top 10 dos charts, no Brasil “Touch my body” encerrou o ano de 2008 entre as músicas femininas mais reproduzidas nas rádios.

6. “Take A Bow” da Rihanna

Lead single do relançamento de seu álbum “Good girl gone bad”, Take a bow foi o terceiro número um de Rihanna na hot 100. A canção foi eleita pela Billboard como a terceira música mais tocada no verão de 2008, mas o sucesso não se restringiu ao mercado dos EUA, a música foi um sucesso nas paradas da Austrália, Alemanha, Canadá e Reino Unido. O single de Rihanna já vendeu cerca de 8 milhões de cópias apenas nos Estados Unidos e mais de 15 milhões mundialmente.

7. “Viva La Vida” do Coldplay

Lançada em 12 de junho de 2008, a canção composta pelos membros da banda Coldplay se tornou um sucesso absoluto, conquistando o público e a crítica especializada. A composição de instrumentos de corda, percussão, metáforas religiosas e alusões históricas alcançou o topo dos charts ingleses e norte-americanos, sendo o primeiro grande sucesso da banda a realizar tal feito. No ano de 2009 a música foi celebrada no Grammy awards com o prêmio de canção do ano. Seja em festas debutantes, formaturas ou casamentos, Viva la Vida se tornou uma espécie de clássico para celebrar momentos felizes.

8. “So What” da P!nk

Escrita por P!nk e produzida por Max Martin a faixa pop rock, principal single do disco “Funhouse“, se tornou o primeiro #1 solo da cantora na Billboard. Estima-se que o single tenha vendido cerca de 4 milhões de downloads pagos apenas nos Estados Unidos. O sucesso da música se estendeu aos mercados do Reino Unido, Brasil, Canadá, Suécia, Nova Zelândia e Alemanha, sendo uma das canções mais transmitidas mundialmente no ano de 2008.

9. “Love Story” da Taylor Swift

Após debutar na indústria do country, Taylor Swift caminhava para o estrelato com o lançamento de uma de suas melhores canções. Love story foi o lead single do segundo álbum de estúdio de Taylor, a faixa recebeu aclamação da crítica e público. Inspirada no amor impossível entre Romeu e Julieta, a música atingiu a posição de número quatro da Billboard hot 100, o topo da parada country e posteriormente atingiu o topo da parada pop, além disso figurou no top 10 de diversos países. Em seu relançamento (Taylor’s version) a música chegou a posição de número 11 na hot 100.

10. “Womanizer” da Britney Spears

O terceiro maior hit da carreira da princesa do pop, lead single do álbum “Circus”, Womanizer foi um dos maiores hits do ano de 2008, sua popularidade ultrapassou “Toxic”. O electropop com batidas marcadas e letra que confronta um mulherengo foi o primeiro single de Britney a alcançar o topo da hot 100 desde o smash “… Baby one more time” em 1999. Além dos EUA, a música atingiu a primeira posição das paradas em países como Bélgica, Dinamarca e França, já no Reino Unido, Alemanha, Espanha e Itália a canção figurou entre as 10 primeiras posições dos charts.

Ouça esses e outros hits de 2008

Essas e tantos outros sucessos do ano de 2008 estão disponíveis em nossa playlist “Rewind 2008” (clica aqui). Abaixo você pode aproveitar, matar a saudade e relembrar sucessos marcantes desse ano:

Related Posts

Total
0
Share