Rashid lança Segunda Temporada de “Tão Real” com convidados especiais

Rincon Sapiência, Duda Beat, Drik Barbosa e Wesley Camilo são os convidados da vez

No novo disco, “Tão Real”, o sétimo solo de sua carreira, Rashid se apropria da ideia de “maratonar” para oferecer um álbum musical cheio de atrativos inovadores. O termo, comum para quem segue séries de vídeo, agora vem aplicado à música, servida em temporadas, propondo que o fã tenha mais a explorar dentro de um álbum. Assim, Tão Real é apresentado também com um documentário e um site especial, no qual é possível navegar por conteúdos extras, como um podcast, comentar as faixas e baixar os posters oficiais. 

A Primeira Temporada, lançada em setembro, foi recebida com curiosidade pelos seguidores do músico, já acostumados com o envolvimento dele com a tecnologia, a cultura pop e prontos para embarcar em mais uma criação de seu laboratório de ideias.

Com a estreia dos episódios 1 e 2 do documentário e a chegada do site oficial, o público já pôde sentir como é essa nova experiência proposta pelo álbum e, a partir de agora, continua a maratona Tão Real com a chegada da Segunda Temporada, que inclui seis sons, dois episódios inéditos do documentário (nos dias 17 e 24 de outubro, no canal dele no YouTube), edição nova do podcast (a estrear em breve) com faixa-a-faixa comentado e novas artes para download.

 

Rashid não vem só. Assim como na Primeira Temporada, ele segue bem acompanhado nos instrumentais e nos versos, com as participações de Rincon Sapiência, Duda Beat, Drik Barbosa e Wesley Camilo. Os convidados, incluindo os produtores, refletem algumas referências do músico e também a habilidade que ele tem de transitar entre estilos sem sair de sua métrica pessoal, abusada, que encaixa palavras onde parece impossível, talento desenrolado nas batalhas, um freestyle que nunca passa, apenas muda de andamento.

Em estúdio, fez questão de estender o rap para além dos limites atuais, provando que sabe seguir as tendências mas prefere ultrapassá-las. Por isso, aproximou-se de gêneros como o jazz, o neo soul e o house para mostrar que faz caber um rap de quatro folhas em cima de qualquer batida.

A abertura, “SSNS”, é um trap chegado nos graves produzido por Grou, que não economiza nos efeitos. Aproveitando o pesado do beat, o rapper trata de questões que saem caro à vida do artista atual sem precisar levantar uma diss. Com a alta do rap, as cobranças vêm e “é preciso refletir sobre o barato”, como diz ele, dando a deixa logo no início. Em “Bem Loko”, recebe Rincon Sapiência e pula para um trap mais suave, onde experimenta com novas cadências para chegar ao jazzy do flow. Dividido com Rincon, que também faz o último verso, o refrão é climático, uma transição perfeita entre um verso e outro.

A batida, produzida pelo próprio Rashid, ganhou ares de house com a soma de teclados, especialmente na parte final, quando o ritmo mais acelerado faz a rima se estreitar em poucas palavras. “Apavôru”, mais uma parceria com Nave, vai atrás do verdadeiro oldschool para reviver os áureos tempos da influência do disco funk no rap. O refrão em coro, um boogie convidativo no ar, o boombap do flow, tudo usado com a classe que os clássicos merecem.

O pop dá as caras também. “Sobrou Silêncio”  (vulgo uma das melhores do álbum) com Duda Beat, é uma produção do trio Dogz, de Ruxell, Sérgio Santos e Pablo Bispo, autores de hits de Iza, Anitta, Gloria Groove e outros. A música é a próxima a ganhar videoclipe, com lançamento na terça-feira, 15 de outubro. Em “Carrossel”, a presença do duo TALHØ, de Lucas Silveira e Thiago Abrahão, traz semelhanças com o mellow beat da geração Lo-fi Hip-Hop e é bastante melódica, característica do estilo musical de Lucas, líder da banda Fresno.

Para encerrar, “Um Mundo de Cada Vez”, é um R&B de belo porte, com Drik Barbosa na rima, Wesley Camilo no refrão e declamações de Renan Inquérito. O tema, ainda que sobre conflitos, é encarado com a sensibilidade que só a rima rara tem, lírica rica em técnica e sentimento.

Enquanto trabalha para finalizar a última temporada, a Terceira, com data a ser anunciada em breve, Rashid usa do fôlego que desenvolveu com o hobby da corrida de rua para fazer uma maratona em tempo recorde, coisa de quem está no corre não é de ontem.

Related Posts

leia mais

Crítica | FLO, “Access All Areas”

Mesmo que "Access All Areas" não seja um trabalho impecável, FLO entrega um disco assertivo e que bebe de referências muito bem escolhidas
leia mais

Crítica | Gossip, “Real Power”

Depois de 12 anos, o trio Gossip liderado pela vocalista Beth Ditto ressurge com indie amadurecido, homenagem ao proto-punk do The Stooges e uma turnê que passa pelo Brasil
Total
0
Share