O que esperar do filme “Barbie”, da Greta Gerwig?

Veja alguns palpites sobre como será “Barbie”, longa estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling

Novidades em Barbieland: no dia 25 de maio, mais um trailer do filme Barbie, que estreia mundialmente em 21 de julho de 2023, chegou ao mundo. Neste curto vídeo, pudemos conhecer um pouco mais sobre como será este novo capítulo de uma das bonecas mais famosas do mundo.

A diretora Greta Gerwig já é conhecida por seus filmes no estilo Coming of age, em que o protagonista encara a realidade de uma nova fase da vida. Assim como Lady Bird, Adoráveis Mulheres e Francis Ha, a loirinha terá que lidar com o amadurecimento.

Ademais, Barbie não passará pela fase adulta, mas pela adolescência. Nem Ken ou Barbie têm noção do que é um relacionamento amoroso adulto, algo que poderia ser apenas uma brincadeira com o fato das bonecas não terem genitais, mas ao longo do trailer, é mostrado como Barbieland é um mundo visto sob uma perspectiva da inocência infantil.

Outro momento que reitera isso é quando a personagem encara pela primeira vez o assédio quando, enquanto anda de patins, é apalpada por um rapaz. É o momento em que ela encara a realidade machista, uma experiência que, infelizmente, grande parte das mulheres lidam ainda na adolescência.

Além disso, a protagonista começará a ter uma percepção sobre finitude: seja da vida, da juventude, mas também das possibilidades. Como uma boneca que teve tantas profissões e um pé que não toca o chão, as limitações podem ser um choque.

Ken também vai crescer!

O Ken (Ryan Gosling) teve reações que viraram memes nas redes sociais, pois mesmo nas maiores adversidades, como uma prisão, ele permaneceu numa empolgação e fascínio. Essa alegria é oriunda de conhecer um local em que sua vida não é regida pela liderança feminina.

Isto é corroborado ao final do trailer, quando o boneco questiona a autoridade de uma médica, por ela ser mulher, ou seja, a nova realidade para Ken parece ser muito cômoda e proveitosa. Há uma extensão disso, pois quando a Barbie de Margot Robbie vai ao Mundo Real, os Kens dominam Barbieland e a renomeiam de Kendom.

Da mesma forma que a misoginia será uma das pautas a ser problematizada, a Mattel no vídeo promocional é colocada como uma vilão da história. Contudo, não fica evidente quais são os interesses da empresa em mantê-la em sua vila. Pode ser por interesses econômicos ou até por alguma afeição, de qualquer forma, Margot Robbie tentará fugir de Will Ferrell, interpretando o chefe da empresa.

Estes são alguns dos palpites para o filme Barbie, um longa que promete trazer uma nova visão da boneca que a mais de 60 anos influencia na cultura e ditou muitas das modas que marcaram época. Para saber quais do palpites estão corretos, basta aguardar até o dia 20 de julho, quando o filme chegar a todos o cinemas brasileiros.

Total
0
Share