O Fantasma da Ópera, após 35 anos em cartaz, teve seu encerramento nos palcos da Broadway anunciada no final de 2022. No Brasil, o espetáculo foi realizado duas vezes e atraiu um grande público. Para homenagear seu sucesso, diversos atores das montagens brasileiras se reuniram no Teatro Gazeta para o show O Último Fantasma: In Concert, que aconteceu entre os meses de maio e junho.
O show promove uma experiência de ouvir novamente os principais sucessos do musical escrito por Andrew Lloyd Webber e Tim Rice. O elenco foi composto por Cleyton Pulzi (Fantasma), Daruã Góes (Christine Daeé), Felipe Assis Brasil (Raoul), Simone Luiz (Carlotta), Fernando Palazza (Piangi), Diego Velloso (Firmin) Caru Truzzi (Meg Giry) que unidos a orquestra com o Maestro Di Angelo Mathias trazem uma apresentação repleta de nostalgia e emoção.
A performance começa muito parecida com o início do espetáculo da Broadway. Quando as cortinas abrem, Simone Luiz com sua potência vocal traz o Overture e Think Of Me de forma forte e segura.
Logo após, chega o momento de Daruã Góes e Cleyton Pulzi com a canção principal do espetáculo. Os dois artistas representam principalmente na ópera, por isso, é perceptível a influência do gênero na forma como eles cantam, deixando a música ainda mais emocionante em The Phantom of The Opera, Music Of The Night e The Point Of No Return.
Certamente, uma das grandes surpresas foi a harmonia entre Simone Luiz, Diego Velloso e Fernando Palazza em Primadonna. Os três possuem vozes muito distintas, mas que combinam muito bem, deixando o momento ainda mais incrível.
Ademais, a emoção fica ainda mais intensa com a música All I Ask Of You, em que o casal Christine (Daruã Góes) e Raoul (Felipe Assis Brasil) trazem emoção e uma breve interpretação que mostrou toda a capacidade do dupla.
Além disso, toda a orquestra regida por Di Angelo Mathias foi um grande destaque por trazer músicos excelentes como Edson Piza e Edson Nascimento, que são guiados por um maestro igualmente ótimo.
Em suma, O Último Fantasma: In Concert teve uma apresentação que pode não ter a mesma grandiosidade visual que o original, contudo ela traz grandes destaques da produção brasileira e mostra como o musical fará falta nos palcos da Broadway com esta despedida digna para um espetáculo marcante.