O esperado momento finalmente chegou e um dos maiores lançamentos do ano aconteceu nessa sexta (29). Aterrissamos em “Chromatica“, 6º disco de estúdio da Lady Gaga que chega após o lançamento dos três singles (“Stupid Love”, “Rain On Me” e “Sour Candy”) que abalaram muita gente.
Como já não bastasse agregar mais um álbum icônico na sua discografia, a Gaga ainda conseguiu surpreender os críticos, tanto é que esse disco se tornou o trabalho musical mais bem avaliado da sua carreira, desbancando a trilha de “Nasce uma Estrela” e o “The Fame Monster”, ambos com 78 pontos! No Metacritic, o disco tem até o momento um metascore de 79 pontos, vindo de 12 reviews.
São 12 críticas registradas no agregador de notas. 10 delas são positivas, 2 mistas e nenhuma negativa. Maior pontuação vem da Variety: 96.
Entre as reviews, 7 deram nota 80 (de 100) para o álbum. A Variety é a responsável pela maior nota entre as avaliações, foram 96 pontos dados para o trabalho. A revista descreve o álbum como sendo o melhor da artista até agora:
Possivelmente, música por música, o seu melhor até então… Parece que ela sabe exatamente quem é, o que quer dizer e como quer dizer – e com o “Chromatica”, ela estabeleceu uma base sólida para a próxima fase de sua notável carreira. Leia tudo aqui.
musicOMH – Nota: 80
Com 16 músicas e meros 43 minutos, o “Chromatica” pode se sentir um pouco frenético, mas dentre todos os outors disco, marca um retorno hábil às raízes pop-club de Lady Gaga, resplandecente com muita influência dos anos 90. Pode não haver algo realmente novo aqui, mas por que mexer com essa fórmula quando ela pode produzir tapas e empoderamento tão empolgantes? Gaga está de volta, com seus bangers intactos. Leia a review completa aqui.
The Guardian – Nota: 80
De muitas maneiras, o “Chromatica”, livre de baladas e cheio de pistas de dança, representa não apenas o registro mais pessoal de Gaga, mas também o mais direto. Leia a review completa aqui.
The A.V. Club – Nota: 75
“Enigma” é realmente uma palavra apropriada para Gaga. Suas escolhas podem ser intrigantes, e nem toda música é um sucesso, mas essa imprevisibilidade é o que a torna emocionante e nos deixa voltados para mais. Talvez Gaga ainda não saiba quem ela realmente é. E ainda é agradável vê-la descobrir isso. Leia a review completa aqui.
Quanto as notas dos usuários para o álbum, não podia ser diferente. Nesse momento, são quase 4 mil reviews (2 mil delas são positivas e somente 120 negativas) que fazem o disco ter uma média de 9.3, encaixando-o no metascore de “Aclamação Universal“. Para conferir, é só acessar na íntegra o perfil do álbum.
A nossa crítica já saiu e somando todas as notas da redação, o “Chromatica” ficou com a nota máxima. Vem ler aqui o que a gente achou desse trabalho impecável da Gaga e aproveite e escute o disco!