Qual a ordem cronológica para assistir a franquia Blade Runner?

A saga “Blade Runner” é uma icônica franquia de ficção científica que iniciou com o filme homônimo de 1982, dirigido por Ridley Scott.

A saga “Blade Runner” é um marco na ficção científica que começou com o filme de 1982, dirigido por Ridley Scott e inspirado no romance “Do Androids Dream of Electric Sheep?” de Philip K. Dick. O universo do longa acontece em um futuro distópico e o filme explora temas profundos como a natureza da humanidade, a ética da inteligência artificial e as consequências do avanço tecnológico.

No primeiro filme, a trama segue Rick Deckard (Harrison Ford), um ex-policial e caçador de replicantes, que é chamado de volta ao serviço para “aposentar” um grupo de replicantes fugitivos. O filme questiona o que significa ser humano, mostrando a linha tênue entre humanos e replicantes.

“Blade Runner” é conhecido por sua estética noir e punk, cenários sombrios e chuvosos, e a trilha sonora atmosférica de Vangelis. Hoje é um clássico cult e influenciou profundamente o gênero de ficção científica. Trinta anos depois, uma continuação foi produzida o “Blade Runner 2049”, dirigido por Denis Villeneuve, que introduziu o Oficial K (Ryan Gosling) que descobre um segredo capaz de mergulhar a sociedade no caos. Sua investigação o leva a Rick Deckard, desaparecido há décadas. Este filme foi aclamado por sua fidelidade ao estilo original e por expandir o universo da saga aprofundando questões filosóficas. Neste filme, o protagonista está em constante questionamento se ele é um humano ou um replicante, não oferecendo assim uma resposta ao final.

A franquia também inclui “Blade Runner: The Final Cut” (2007), o curta-metragem animado “Blade Runner: Black Out 2022”, e a série de animação “Blade Runner: Black Lotus” (2021). Cada obra explora temas como identidade, consciência, ética da inteligência artificial, decadência urbana e ambiental, memória e realidade. Mesmo quarenta e dois anos depois da primeira produção, “Blade Runner” continua a influenciar filmes, séries de TV, jogos e literatura, levantando questões filosóficas e éticas relevantes sobre tecnologia e, principalmente, inteligência artificial que agora passa a ser uma realidade.

Confira a ordem cronológica dos clássicos e onde assistir:

  1. Blade Runner (1982, filme) — disponível na Max e na Prime Video
  2. Soldier (1998, filme)
  3. 2036: Nexus Dawn (2017, curta)
  4. 2048: Nowhere To Run (2017, curta)
  5. Blade Runner: Black Out 2022 (2017, curta)
  6. Blade Runner 2049 (2017, filme) — disponível na Netflix e na Prime Video
  7. Blade Runner: Black Lotus (2021, série) — estará na Prime Video
  8. Blade Runner 2099 (em breve, série)

Blade Runner 2099

      Recentemente, a Amazon anunciou a produção da série “Blade Runner 2099”, que estará disponível em breve. A série, que continua os eventos de “Blade Runner 2049,” terá início das filmagens em julho deste ano e ocorrerão em Praga e na Espanha. Com Ridley Scott reprisando seu papel como produtor executivo, a série também contará com Michelle Yeoh (“Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo”) em um dos papéis principais.

      Ainda não há data de lançamento oficial.

      Total
      0
      Share