“Ray Of Light” da Madonna completa 27 anos

Um dos maiores definidores da música atual, “Ray of Light” foi o sétimo álbum de estúdio lançado por Madonna

O álbum Ray of Light de Madonna, lançado há 27 anos, é considerado um dos mais icônicos da carreira da artista e da música pop contemporânea. Combinando elementos de música eletrônica, espiritualidade e autodescoberta, Ray marcou uma nova fase na trajetória de Madonna, consolidando seu status como uma das artistas mais inovadoras e influentes da história da música.

Um dos maiores definidores da música atual, “Ray of Light” foi o sétimo álbum de estúdio lançado por Madonna. Com uma mudança radical na direção pós “Erotica” e “Bedtime Stories”, a cantora agora vinha para uma aventura mais moderna, marcada por um som mais eletrônico, com elementos de trip hop, techno e new-age. 

Além de uma experimentação instrumental, o álbum também explora o vocal de Madonna de formas inéditas. Isso porque, dois anos antes, a cantora recebeu treinamento vocal específico para as gravações do longa “Evita”. A crítica elogiou, destacando a maior amplitude e alcance, bem como seu timbre mais completo e encorpado. 

Sendo o primeiro trabalho de Madonna após se tornar mãe, o disco traz um lado mais espiritualizado da artista, que também começara a se aventurar na Yoga, na Kaballah (religião que segue até hoje) e no Hinduísmo, que também começou a estudar no período. Todas essas mudanças podem ser sentidas — e ouvidas — no trabalho.

Uma das ideias iniciais de Madonna era chamar o disco de “Mantra” ou “Veronica Eletronica”. Ambas as ideias foram descartadas para seguir o que era um padrão dela de sempre nomear os discos com títulos de músicas do álbum. Com a capa fotografada por Mario Testino, ela explora texturas que evocam os elementos de ar e água, combinando com a temática do disco.

Outro colaborador conhecido é Rick Nowels, que trabalhou duas semanas com a artista e escreveu com ela clássicos como “The Power of Good-Bye”, “Little Star” e “To Have and Not to Hold”. Rick hoje é também conhecido por trabalhar com dezenas de músicas clássicas da carreira de Lana del Rey. O álbum foi indicado em seis categorias do Grammy, vencendo quatro, incluindo a de Melhor Álbum Pop, Melhor Gravação Dance e Melhor Vídeo Musical de Curta Duração. 

William Orbit, colaborador de longa data da artista, foi o principal produtor do álbum. “Ray Of Light” é considerado por muitos o melhor álbum da carreira da artista, sendo o responsável por trazer a música eletrônica para a cultura pop global. 

Related Posts

Total
0
Share