Summer Marjani Walker é uma cantora e compositora de R&B de Atlanta, Geórgia. Com 25 anos, a cantora já possuí uma variedade grande de músicas e colaborações. A energia crua e comovente de Walker explora novas melodias, fornecendo sua contribuição instrumental na produção. Com 20 faixas e participações mais que especiais, Summer Walker lançou no último dia (5) o seu mais novo álbum “Still Over It”. A artista que é um nome recente da R&B teve seu álbum de estreia “Over It” lançado em 2019 com participações de peso como Usher, 6lack, PARTYNEXTDOOR, Drake, Jhené Aiko e Bryson Tiller, então não é preciso ser um especialista para ver que Summer é uma promessa do gênero.
Mesmo sendo bastante recente a carreira da Summer já chama bastante atenção. Suas primeiras aparições são de 2018, antes disso, a artista postava de forma independente vídeos de cover nas suas redes. Seu primeiro lançamento o “Last Days Of Summer” já contava com o cantor Drake como colaboração, mas foi só em 2019 que a cantora escolheu “Over It” como seu álbum de estreia . Sob o selo LVRN/Interscope que integra a Universal Music Group, Summer lançou também os EPs Clear em 2019 e Life on Earth em 2020 que são mais introspectivos e reflexivos. Sobre “Still Over It”, Summer disse:
“Aproveito para aprender com meus erros. Você não precisa adivinhar se algo é amor. O amor é mostrado por meio de ações. Pare de inventar desculpas para as pessoas que não aparecem para você. Não ignore as bandeiras vermelhas. E não pense que você tem que ficar em algum lugar porque você não vai encontrar um lugar melhor, você pode e você vai. Não se contente com menos – você não merece e nem sua família.”
Summer Walker via Apple Music
Compositora de letras bastante melancólicas, a cantora chama atenção pelo seu jeito tímido e bastante reservado, um diferencial da personalidade daqueles que geralmente ganham fama e visibilidade. A dona e proprietária dos singles Girls need (some) love com o Drake em 2018 e Playing Games com Bryson Tiller em 2019 mostra em suas músicas muito do que vive em seus relacionamentos, é bastante comum as reflexões mais profundas da artista comparecerem em suas letras e com “Still Over It” não poderia ser diferente.
Still Over It
Still Over It ou um “guia de como reconhecer os sinais vermelhos em um relacionamento“, começa com a música Bitter, com toque agradável ouvimos a voz da Summer embalando o início da música, em uma parte da letra ela cita “London, você transou com essa vadia de verdade?” e ao final aparece um áudio da Cardi B falando sobre os rumores do relacionamento de Summer, ela diz: “Não é da minha conta mas não deixem que te façam se sentir derrotada, mesmo que você tenha problemas, coloque esse drama na sua música e faça seu dinheiro”. Logo após vem Ex for a Reason, música que possui uma batida mais acelerada começa com Summer dizendo “Deus sabe o quanto é difícil…”, essa colaboração com JT e o duo City Girls já tem clipe e você pode conferir aqui embaixo.
E é aí que você entende que se trata de um álbum sobre infidelidade, abandono e superação. Assim como SZA e H.E.R, Summer tem uma voz muito delicada e suas interpretações nos possibilitam entrar no seu universo. É muito fácil se sentir como Summer, uma vez que ela traz uma tradução sentimental e sincera das situações amorosas e existenciais que vive. É difícil falar de “Still Over It” sem falar do seu relacionamento com London On Da Track. London que é produtor musical da LVRN (inclusive produz algumas das faixas de “Still Over It”), conheceu Summer enquanto ela trabalhava no primeiro álbum e ajudou a produzir as faixas, eles se apaixonaram e tiveram um relacionamento de idas e vindas até julho de 2021 e desse relacionamento nasceu sua filha cujo o nome ainda é um mistério. O relacionamento terminou e muitos acusam que o motivo foram as infidelidades de London.
Isso é o suficiente para saber que esse álbum tem muito desse relacionamento e da Summer tentando superá-lo. A terceira faixa, No Love com colaboração da SZA é de longe a melhor. Tem muito potencial para ser um hit e também mostra muito sobre os caminhos que a cantora deseja tomar. O mais interessante nesse álbum é que as colaborações tem uma assinatura muito marcante na música, isso dá ao ouvinte mais experiente fã de R&B a capacidade de distinguir quem está na faixa e não só pela voz mas pelo arranjo da música que muda completamente quando tem colaboração. É o caso também das músicas Unloyal com a Ari Lennox momento que ouvimos um R&B romântico com sax acompanhando, Dat Right There com Pharrell Williams & The Neptunes , Toxic com Lil Durk e Screwin com Omarion com um trap bem marcado.
As faixas mais sofridas são as que vem logo em seguida Throw It Away, Reciprocate, You Don’t Know Me, Insane, e mais a frente as também melancólicas Constant Bullshit, Switch A Nigga Out e Session 33. Essas são de difícil distinção, pois refletem a tristeza de Summer e seus momentos mais depressivos, todas as etapas mais tristes em relação a tudo que passou nesse relacionamento e na situação de ter sido abandonada por London quando ainda estava grávida.
As canções em que a Summer explora um tom mais empolgante são Circus, Closure que traz um R&B anos 90 e Broken Promise. No encerramento do álbum temos as 3 faixas mais diretas e polêmicas: 4th Baby Mama (Prelude), 4th Baby Mama e a última faixa que é uma oração da cantora Ciara chamada Ciara’s Prayer. Nessa oração, Ciara diz “O amor é paciente, o amor é bom” e pede para que a força divina ajude Summer a passar por tudo que a atingiu. Esse término foi tão conturbado e é possível ver que Summer amava muito London e ele a abandonou, as letras refletem essa decepção que ele foi na vida da artista.
Tell me, why did you do this to me (Me diga, por que você fez isso comigo)
Summer Walker – 4th Baby Mama
After we made plans for a family? (Depois de fazermos planos para uma família?)
A liar, a cheater, a deceiver, heartbreaker (Um mentiroso, um trapaceiro, um enganador, destruidor de corações)
And I won’t let you back in my life so I’m takin’ (E eu não vou deixar você voltar pra minha vida, estou me retirando)
A cantora até comentou em suas redes que o produtor não desempenhava seu papel de pai e não visitava seus filhos com outras mulheres e nem sua filha mais nova nascida do seu relacionamento com Summer. Por outro lado, o produtor nega que seja negligente. A história completa sobre o relacionamento da Summer com o On Da Track, você confere aqui. Além dessa relação complicada, podemos dizer que aparentemente, Summer superou London e até postou recentemente um vídeo no Instagram com seu novo namorado LVRD Pharoh (Larry Lambert), ambos fizeram tatuagens com seus nomes no rosto (OMG!!), dá uma olhada:
Summer Walker já quebrou muitos recordes com “Still Over It”, ultrapassou Beyoncé e Rihanna, como artista feminina com o maior número de Top 10 na Billboard “Hot R&B Songs”, emplacando 20 canções no Top 10. O disco, que quebrou o recorde de artista feminina com o maior número de transmissões da Apple Music nos EUA, passeia tranquilamente entre um R&B melódico que remonta as origens do Blues com letras profundas com uma poesia intensa, melancólica e sexy nos permitindo uma imersão ao universo da Summer.
Dito isso, nós podemos perceber que Summer é uma artista em estado de amadurecimento artístico, se aproximando das grandes lendas do R&B. Summer é uma aposta certa, com sua voz e afinação impecável podemos aguardar boas surpresas da nossa rainha da sofrência R&B. Tudo que ela tem mostrado até agora é um aperitivo musical do que está por vir, por isso, vamos continuar acompanhando a Summer porque ela já nasceu gigante e o som dela vale muito a pena conferir.