PUBLICIDADE

Slipknot mostra que 25 anos após primeiro disco ainda segue revigorante

Mesmo lidando com pressão e um ambiente caótico, Slipknot tirou do ódio a força para criar um debut memorável com “Slipknot”.

A pressão interna, ao se considerar o lançamento de um primeiro disco, pode ser sentida de forma claustrofóbica. Após definir uma direção em um projeto chamado “Mate. Feed. Kill. Repeat”, que depois foi considerado um disco demo, entende-se que é necessário provar a si mesmo que ainda era possível polir mais o próprio som. No entanto, algo que pesa é como os próprios criadores podem ser afetados ao determinar o que será a continuação de algo que foi o ponto pé inicial de uma banda. Quando o projeto para o primeiro disco do Slipknot, “Slipknot”, foi iniciado, as tensões estavam elevadas.

O momento da banda era vivenciado em termos de auto reconhecimento na cena do rock, mas, internamente, o processo era algo caótico, e os membros questionavam se algo bom poderia ser extraído de uma atmosfera tão agressiva. E após algumas discussões entre os integrantes, e o produtor guia do projeto, Ross Robinson, era hora de canalizar toda essa energia nas músicas do disco. E, mesmo com uma carreira consistente de mais de vinte anos, o resultado desse lançamento de 1999 ainda é considerado um álbum denso, forte e ao mesmo tempo uma obra que pode ser vista como um dos maiores marcos na trajetória do Slipknot.

Mesmo com uma discografia extensa e outros trabalhos que levaram a banda ainda mais adiante, é fato que “Slipknot” é reconhecido como um dos discos que mais representam a aura do Slipknot. O período de gravação não foi facilitado, mas, mesmo com os problemas enfrentados, acredita-se que a vontade de colocar o nome da banda no mundo tenha sido o principal catalisador para a criação de algo tão intenso. Canções como ‘Wait and Bleed‘, ‘Spit It Out’ e ‘(sic)‘ são exemplos de momentos marcantes sonoramente, mas fica evidente que todas as faixas do disco são vistas como de importância essencial para o projeto. Vale a pena que também sejam destacados os remixes e demos lançados na edição de 10º aniversário do disco.

As tensões que ocorreram durante o processo de criação foram bem recompensadas. O álbum “Slipknot” se tornou um dos queridinhos do rock para a crítica da época, e até hoje é muito bem visto tanto na discografia da banda como quando se comparam projetos que deram início a carreiras tão duradouras. Por mais que os membros do Slipknot sejam um pouco avessos à maneira como a música e a fama podem coexistir, era reconhecido pelos integrantes que, a cada novo grande passo, a chance de lidar com algo muito maior seria inevitável, e, para isso, a parte mental de cada um deveria estar preparada.

O aĺbum ‘Slipknot‘ foi responsável por catapultar o nome do Slipknot a um lugar de onde a banda nunca saiu: o de uma das maiores bandas de rock dos últimos anos. Por mais que seja controverso pensar que momentos sombrios precisaram ser vividos para que uma obra como essa fosse criada, pode-se dizer que não haveria uma banda como o Slipknot se tudo tivesse sido flores.

Dando a importância merecida para o começo da carreira, Slipknot irá focar uma das noites do KNOTFEST Brasil para apresentar um set especial comemorando o ano em que o debut oficial chega aos 25 anos de existência.

***

Slipknot se apresenta nas duas noites do KNOTFEST Brasil 2024. Sendo uma apresentação especial dos 25 anos de carreira em 19 de Outubro, e uma celebração do disco “Slipknot” no dia 20 de Outubro.

Total
0
Share