No final dos anos 2000, uma música emergiu como um dos melhores exemplos de como o famoso ‘rock de garagem’ pode se transformar em um hino tão cativante quanto uma música pop que permanece semanas no topo das paradas de rádio. “Hate to Say I Told You So” tem sido, desde então, a principal canção da banda sueca The Hives. Quando falamos em “principal”, é claramente sobre o quanto o sucesso a tornou a criação mais famosa dos cinco membros e de seu compositor favorito, Randy Fitzsimmons. Randy, na realidade, é um pseudônimo para o guitarrista Nicholaus Arson, e a pequena ‘história’ que envolvia sua identidade não passava de um quebra-cabeça divertido e inventado.
Essa é apenas uma parte da excentricidade dos cinco membros, que têm momentos tão criativos que cada informação parece merecer sua própria página na Wikipedia. Agora, após o fatídico ano de 2020, que encerrou as oportunidades de muitos músicos terem uma carreira ativa, o grupo está retornando com seu primeiro álbum de músicas inéditas em mais de dez anos, e a turnê que antecede e sucede o lançamento está quase completamente esgotada, provando que o The Hives, mesmo maduros, retornaram com fôlego de novatos.
No novo disco da banda, intitulado ‘The Death of Randy Fitzsimmons‘, encontramos exatamente o que esperávamos para aqueles que aguardavam ansiosamente um novo lançamento. Guitarras duelando com os vocais de Pelle Almqvist, produções quase ensurdecedoras e um estrondo tão rápido que faz o ouvinte questionar se trinta minutos realmente são suficientes para saciar a fome que as pessoas tinham por sua música. No entanto, para aqueles que já sabiam o que esperar, o resultado é muito positivo, pois quem conhece os suecos compreende que cada lançamento é apenas uma pequena amostra do que eles são capazes, sendo em suas apresentações ao vivo que eles realmente se revelam.
The Hives exibe uma energia invejável para qualquer artista, uma característica presente desde o início de sua carreira. Para quem tinha dúvidas que roqueiros com mais de quarenta anos possam recuperar o que eram antes, basta comparar as apresentações desde o início até a atual fase de suas carreiras. Spoiler: nada mudou.
Como a banda não se resume apenas aos lançamentos atuais, é válido mencionar e recomendar o sucesso do álbum ‘Veni Vidi Vicious‘, que os projetou ao estrelato, e também o álbum ‘Lex Hives‘, de 2012, financiado e produzido integralmente pela própria banda. Tanto para os fãs de longa data quanto para quem ainda não conhecem a banda, não há maneira melhor de apreciar seu som do que ao vivo.
A futura apresentação na segunda edição do Primavera Sound em São Paulo acontecerá em um momento oportuno, já que a energia do festival servirá como combustível para que The Hives pule, grite, interaja com o público e, quem sabe, até convide alguém da plateia para tocar com eles. Com uma discografia que quase não conhece momentos de tranquilidade e um retorno sólido em forma de disco, a banda tem o potencial de se tornar ainda maior do que antes.
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The Hives toca no sábado, 02 de dezembro. Mesmo dia dos headliners The Killers e Pet Shop Boys.