Responsáveis por um dos maiores hinos indies dos anos 2000, The Killers volta aos palcos brasileiros como headliner do Primvarera Sound 2023. Com grandes hits e lançamentos frequentes, a banda promete agitar o Autódromo de Interlagos com sua vastidão de fãs.
Formada em 2001, no Texas, Brandon Flowers, Dave Keuning, Ronnie Vannucci e Mark Stoerme se inspiraram no clipe de “Crystal” da banda New Order, em que uma banda fictícia chamada The Killers é a protagonista. Em seus primeiros anos de carreira, já embalam seus primeiros grandes sucessos. Com o lançamento em 2003 de “Hot Fuss”, o primeiro álbum da banda, já se encontra seu maior hit: “Mr. Brightside”, uma balada sobre ter o seu coração partido.
Além desse single, a banda também apresentou canções como “Smile Like You Mean It”, “Somebody Told Me” e “All These Things That I’ve Done” – músicas que marcam o estilo da banda neste período: com um teclado forte e uma guitarra profunda, que se mesclam a voz marcante de Brandon Flowers.
É inegável o The Killers ao longo dos álbuns trouxe diversas facetas musicais e explorou ao máximo o indie. Já em seu segundo álbum fica notável essa diversidade musical, enquanto “Hot Fuss” beira ao emo, “Sam’s Town” (2006) segue um estilo mais rock clássico, sem perder o pop de vista – um exemplo disto é “Bling (Confessions Of A King)”, “Bones” e “When You Were Young”.
Logo após os grandes sucessos, “Sawdust” – um compilado de lados B dos álbuns também trouxe alguns destaques como os covers de Joy Division, “Shadowplay” e Dire Straits “Romeo & Juliet”, além de sua parceria com Lou Reed “Tranquilize”.
Partindo para um estilo quase glam, “Day & Age”, lançado em 2008 traz um The Killers mais divertido e ousado. Com uma sonoridade dançante, “Human” e “Spaceman” foram os carros-chefe desta era, que também mostra um Brandon Flowers mais performático.
No últimos 10 anos, a banda trouxe ainda mais três álbuns, “Battle Born” (2012), “Wonderful Wonderful” (2017), “Imploding the Mirage” (2020) e “Pressure Machine” (2021), todos eles explorando as diversidades do rock. Desde o eletrônico até o blues e country, The Killers ao longo de sua carreira demonstrou que a sua única constante é a mudança.
Uma ode ao Texas
Apesar de todas as suas mudanças ao longo dos seus 20 anos de carreira, algo que sempre permaneceu é o amor ao Texas, que assim como a banda, possui muitas faces.
Ademais, o estado sempre está presente em seus videoclipes – de seus desertos, à cultura western e até sua icônica cidade, Las Vegas, o Texas é sempre um protagonista das histórias, tal qual Nova York para Sex and The City. De “Bones”, “Miss Atomic Bomb”, “For Reasons Unknown”, “Human”, entre outros, o quinto integrante sempre é o local icônico.
Na última semana, a banda anunciou um compilado em comemoração aos 20 anos de carreira, denominado “Rebel Diamonds”, que será lançado dia 8 de dezembro, trazendo também o single mais recente “Your Side of the Town”, que possui uma sonoridade à lá Depeche Mode.
Portanto, o que pode se esperar de seu show no Primavera Sound é uma miscelânea dos seus hits, das favoritas dos fãs e forte presença de palco de Brandon Flowers, que a cada dia assume mais a posição de showman, um estilo que lhe cabe muito bem.
***
The Killers toca no sábado, 2 de dezembro. Mesmo dia de Pet Shop Boys, Grimes e Marisa Monte.