Titãs celebra 40 anos de carreira com o frescor de 1982

Com turnê de reencontro, a banda passa pelo Lollapalooza com seus maiores sucessos ao longo de 40 anos de carreira

Formada durante o período de abertura política da Ditadura Militar, Titãs é um retrato da juventude contestadora brasileira. Passando por diversas décadas e várias formações, a banda volta aos palcos com os 7 integrantes clássicos durante a turnê “Titãs Encontro”, que passará pelo palco Samsung Galaxy, dia 23 de março, no Lollapalooza.

Titãs pode ser considerado um super grupo, não apenas por seu volume atípico de integrantes, mas também pelo seu papel na história da música brasileira. Arnaldo Antunes, Branco Mello, Nando Reis, Toni Bellotto, Ciro Pessoa, Marcelo Fromer e Paulo Miklos* foram os principais compositores de canções como “Sonífera Ilha”, primeiro grande hit da banda, “Televisão”, “Marvin”, entre outras composições marcantes dos anos 1980.

Um de seus principais sucessos, o álbum “Cabeça Dinossauro”, lançado em 1986 possui uma sonoridade punk latente em todas as faixas — dentre elas, “Polícia”, “Igreja”, “Bichos Escrotos” e a faixa título “Cabeça Dinossauro”. Com a produção de Liminha, o disco foi um marco do rock brasileiro e suas letras permanecem tão atuais quanto na época em que foi lançado.

O final dos anos 1980 foi de grande movimentação, com diversos sucessos sendo lançados, como “Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas” (1987) e “Õ Blésq Blom” (1989), todos com a sonoridade do rock, misturada ao New Wave e os ritmos brasileiros.

Na década seguinte, a saída de Arnaldo Antunes foi uma passagem importante para a sonoridade da banda, mais pesada, influenciada pela cena grunge que atravessava o rock dos anos 1990, após o estouro do Nirvana e Pearl Jam. Em 1997, Titãs lança um Acústico MTV, que trouxe uma nova roupagem para os sucessos já consolidados. O álbum ainda contou com a participação de Arnaldo Antunes, Marisa Monte, Fito Pàez. O álbum não foi apenas um sucesso de crítica, como também alcançou cerca de 1,7 milhões de cópias vendidas.

A chegada dos anos 2000 foram de grande impacto, principalmente pela morte Marcelo Fromer, aos 39 anos, em 13 de junho de 2001. Juntamente, Nando Reis anuncia, em 2002, sua saída da banda, após conflitos. Contudo, Titãs permanece ativo e no ano seguinte lança “Como Estão Vocês?” — uma forma de responder que, apesar das adversidades, a banda seguia caminhando, mesmo em rumos incertos e passagens dolorosas. É neste álbum que o hit “Enquanto Houver Sol” foi lançado e emocionou e segue emocionando a todos os fãs.

Com toda uma jornada tão rica de histórias e arte, obviamente a banda tornou-se um clássico imprescindível para a música brasileira. Seu reencontro lotou estádios e alcançou cerca de 600 mil espectadores. Portanto, o que pode-se esperar de um show com músicos excelentes, setlist impecável e um história tão marcante? Um show inesquecível, com grandes clássicos, mas principalmente, um show de titãs da MPB.

Titãs fechará a noite de sábado do Lollapalooza Brasil 2024, dia 23 de março, às 22h35 no palco Samsung Galaxy.

Total
0
Share