fbpx

Crítica | Veja Por Mim traz um suspense equilibrado em várias reviravoltas

Sem monstros ou assassinos, Veja Por Mim traz em sua narrativa assaltantes e uma jovem cega em uma mansão isolada

Tornou-se até comum narrativas em que reprimir algum dos nossos sentidos é obrigatório para sobreviver. Bird Box mostrou isso com o olhos, ao encarar o que quer que esteja lá fora, o risco é mortal. Parafraseando isso, Veja Por Mim (See For Me, no título original) usa da ausência da visão para construir o seu mundo, mas sem monstros, pelo menos não os com garras.

Como se não bastasse criar uma tensão envolvendo um tipo de roubo, o longa ainda insere um pouco de tecnologia, essa, benéfica para a protagonista: o aplicativo See For Me. Que oferece ajudantes ao redor do mundo em tempo real para pessoas com deficiência visual.

No thriller, observamos Sophie, uma jovem ex-esquiadora cega que vai para uma isolada mansão nas montanhas tomar conta de um gato. Ou seja, o local ideal para um típico problema. Sem mais nem menos, o filme coloca o seu fio explosivo: assaltantes que querem o dinheiro de um cofre.

A princípio, a atmosfera do projeto assemelha-se bastante com a de Hush: A Morte Ouve (que traz uma personagem surda). Mas é válido dizer que Veja Por Mim conquista os seus próprios méritos, mesmo não acertando em cheio com muitos deles. Felizmente, o seu melhor cerne se encontra no ótimo uso de reviravoltas e desmanches.

Obra usa nosso tato para nos fazer compreender seu propósito

O uso de uma boa escrita perante os fatos gera a tensão necessária para manter alguns dos nossos sentidos ativos. Mesmo que a fórmula para acender a chama seja a mais básica possível. Mas é aí que mora o ponto mais alto disso. Ele oferece ótimos argumentos para o que é contado, não só pela duração para trazer somente o necessário como também o uso de artíficios que uma proposta não audaciosa temeria em usar.

O uso de diferentes pressões para com a protagonista, por exemplo, e também as construções que vão além de sua deficiência. Mesmo que em inúmeros momentos careça de uma enorme falta de responsabilidade quanto ao lado mais importante em um filme desse tipo: tensão.

A resposta mostrada aqui é a mais ideal para aqueles olhos que não buscam enormes atitudes que prezam ao máximo quesitos técnicos, é para quem está em busca de um conto veloz, até fresh e equilibrado com o que apresenta em vários momentos.

Veja Por Mim chega aos cinemas no dia 16 de junho pela Paris Filmes.

Nota: 50/100

Total
0
Share