Victor Xamã lança o disco da sua vida; ouça “GARCIA”

Com participações de Luedji Luna e Karen Francis, entre outros nomes, este é o terceiro álbum do artista

Victor Xamã é um dos mais interessantes expoentes do rap nacional nos últimos anos. Desde seu disco de estreia (Janela, 2015), o artista manauara vem ganhando destaque com seu trabalho e promovendo críticas sobre a desvalorização da música produzida no Norte do país. No ano passado, ele foi uma das atrações do projeto NAVE, no Rock in Rio. Agora, Xamã lança seu terceiro álbum de estúdio, GARCIA, com nove faixas autorais.

O trabalho mergulha na história de sua vida e em sua trajetória na música, marcadas por sua saída de Manaus para conquistar seu espaço em todo o país. O disco abre com a faixa introdutória homônima “GARCIA”, onde ele canta em tom de desabafo sobre os percalços que enfrentou para construir sua carreira. “A cidade é grande, mas não é maior que eu”, decreta Victor, em alusão às críticas enfrentadas no período que decidiu partir em busca dos seus sonhos. A canção termina com um trecho de um áudio de sua mãe, Maria Helena, que celebra e aconselha o filho.

Crédito: Eduardo da Matta

A relação do artista com sua mãe atravessa o disco não só nas músicas, mas também nos visuais. É Maria Helena que aparece na capa e na contracapa do projeto, cuja direção criativa é assinada pelos artistas manauaras Dan Stump, Demi Brasil e Luny Tota. Imponente, Maria aparece como uma entidade que paira sobre as águas do Rio Negro vestida de vermelho, protegendo e abençoando o trabalho do filho. “Minha mãe é minha maior influência e a nossa história foi marcada por desafios”, diz Xamã.

Crédito: Demi Brasil

GARCIA chega após uma série de singles e um EP lançados por VX, como ele se autodenomina em suas músicas. O trabalho transparece o amadurecimento do artista em diferentes aspectos, sem deixar de lado questões características da sua obra – elementos da musicalidade amazônica, influências de hip hop e soul, e instrumentais elaborados. A voz grave e robusta de Victor envolve o ouvinte, guiando pelas histórias do disco.

Participações especiais também marcam a sonoridade do projeto, como a da entidade da MPB, Luedji Luna (em “Vigésimo Andar”), e de uma das revelações do Primavera Sound 2023, Karen Francis (em “Pelas Ruas da Cidade”), entre outros nomes do rap brasileiro, como Big Bllakk, Gigante No MIC, Makalister, Matheus Coringa e VND. Já a produção musical é assinada por VX e Duda Raupp, com colaborações de Janluska, Noshugah, RIFF e Teo Guedx.

Crédito: Eduardo da Matta

“É extremamente provocador desembaralhar o passado, faço isso cantando com vontade. Dessa vez o Norte não é a principal narrativa, esse disco é sobre a história da minha vida, consequentemente a história da minha rima. Meu objetivo é explorar novos estilos, conversar com novos públicos, furando a bolha do gênero musical matriz da minha arte, o rap”, conta o artista.

GARCIA já está disponível nas plataformas de streaming.

Total
0
Share