Marcado por ser um divisor de águas, o ano de 2009 ficou conhecido pela renovação na entrega da música, não apenas em composições, mas também no conteúdo visual. A divulgação dos projetos artísticos tomou outra forma, com clipes altamente produzidos os artistas buscavam conquistar o famoso número um, surgindo assim os recordes musicais que, muitos até hoje, não foram ultrapassados.
Anos se passaram e muita coisa mudou no cenário musical e tecnológico, facilitando o acesso a música e entretenimento. Apesar disso, as músicas de 2009 foram essenciais para todo esse processo.
Ouça todos esses e outros hits de 2009 em nossa playlist:
Vem pra listinha:
Miley Cyrus, “Party In The USA”
Uma das atrações mais esperadas do Lollapalooza 2022, Miley Cyrus, não poderia ficar fora dessa lista. A música “Party In The Usa” entrou em número dois na Billboard 100, se tornando o single mais vendido pela Hollywood Records. Lembrada até hoje, a música acontece todos os anos no dia 4 de julho, quando é celebrado o dia de independência dos Estados Unidos. A princípio a música foi planejada para a cantora Jessie J, entretanto a artista passou a música para Miley.
Lady Gaga, “Bad Romance”
Poderíamos citar inúmeras músicas que foram sucessos de Lady Gaga no ano de 2009, porém a escolhida da vez foi “Bad Romance”. Contida em seu terceiro EP (The Fame Monster), a canção deteve o recorde de maior reproduções radiofônicas da história da Pop Songs. em 2015, recebeu da associação um certificado de onze vezes disco de platina, tornando Gaga a primeira artista feminina a ter um single atingindo este patamar.
Taylor Swift, “Love Story”
Dando o que falar nos últimos anos, a loirinha decidiu regravar seus últimos álbuns em decorrência ao processo contra o empresário Scooter Braun. Mostrando ser uma das maiores artistas da geração, a regravação da canção teve a de maior estreia de uma música country no Spotify, somando mais de 7 milhões e meio de reprodução.
JAY-Z e Alicia Keys, “Empire State of Mind”
A queridinha dos Nova Iorquinos, Empire State of Mind nunca saiu de nenhuma playlist quando se planeja conhecer a cidade. A canção de Jay Z e Alicia Keys foi indicada ao Grammy em três categorias, incluindo o Recorde do Ano. Em relação aos críticos, a canção foi listada por vários críticos de música entre as melhores músicas de 2009.
Pitty, “Me Adora”
Não poderíamos deixar a brasileira Pitty de lado, lançado como primeiro single do seu terceiro álbum de estúdio. A música ficou em 1° lugar em todas as principais rádios jovens do País como Rádio Jovem Pan, Mix fm, Rádio Metropolitana, 89 fm, Transamérica, Rádio Atlântida, Pop Rock e etc.
Beyoncé, “Halo”
Eleita a mulher do ano em 2009 pela Billboard, Beyoncé se consagrou como um dos maiores nomes do século. A canção foi indicada ao Grammy na categoria Recorde do Ano e ganhou a indicação de Melhor Performance Feminina. Nos Estados Unidos a música alcançou o top 5 da Billboard e se consagrou uma das maiores composições de artistas.
Black Eyed Peas, “I Gotta Feeling”
Quem não tem uma lembrança nostálgica com essa música, não é mesmo. Tocada em todas as baladas da época, I Gotta Feeling continua sendo um grande hit até os dias atuais. A canção ficou presente nas paradas por 76 semanas, estabelecendo o recorde de permanência mais longa. Com mais de 10 anos de lançamento, a música em 2019 bateu o recorde de 9 milhões de cópias putas vendidas digitalmente.
Kesha, “TikTok”
Tiktok foi uma palavra bastante dita nos últimos anos, mas não apenas sobre o aplicativo. A canção lançada por Kesha em seu primeiro álbum recebeu inúmeros prêmios e críticas positivas de profissionais da música sendo listada uma das melhores canções de 2009. Com um refrão chiclete, a obra vendeu 14 milhões de cópias pelo mundo.
Mariah Carey, “Obsessed”
Lady Gaga, “Paparazzi”
Para fechar com chave de ouro, novamente a nossa rainha litte monster, Lady Gaga! A música é o quarto single do álbum de estreia da cantora, e marca o recorde de uma única artista a emplacar os 4 primeiros singles em um álbum de estreia. Cantada e conhecida até os dias de hoje, a obra é consagrada como uma das melhores músicas do século.