5 álbuns pra conhecer o surf rock

Esta seleção apresenta algumas dicas para adentrar o mundo do surf rock e conhecer essa vertente mais chill do gênero.

Surf rock ou surf music é um subgênero do rock associada à cultura do surfe, particularmente no Sul da Califórnia. Foi especialmente popular de 1962 a 1964 em duas formas principais. Entre as características temos a guitarra elétrica e o baixo bastante evidentes, e também a mistura com o saxofone e bateria. Para você se inteirar mais no universo hodierno do gênero, aqui vão cinco dicas pra lá de bacanas:

“My Own Mess” do Skegss

“My Own Mess” é um álbum para ouvir na estrada, na areia da praia ou andando de skate. A energia caótica dos integrantes dos Skegss casa perfeitamente com o álbum como um todo – desde sua sonoridade praiana, passando por seus clipes elétricos e terminando nas letras adolescentes das canções. As faixas apresentam similaridades fortes entre si, mas não de modo repetitivo.

“Sweet FA” do Peach Pit

Esse não é um álbum, e sim um EP. Apesar de contar com menos faixas que um disco, o trabalho sucinto dos canadenses do Peach Pit não falha em entregar um som com pés no surf rock e no indie. São, ao todo, quatro faixas bem chill, calmas, como um fim de tarde na beira da piscina.

“Ride Your Heart” do Bleached

Com um som próximo dos trabalhos dos já mencionados Skegss, o primeiro disco das garotas do Bleached apresenta ritmos mais próximos do surf punk. Mesmo sendo um pouco mais suja, a sonoridade das irmãs Clavin não perde o glamour praiano.

“Crazy For You” do Best Coast

Se você procura um surf rock romântico, não deixe de ouvir “Crazy for You”, da enxuta banda Best Coast. As características do disco roubam um pouco da estrutura curta e repetitiva do pop, de modo que apenas um play não é suficiente para matar a sede de – água de côco – de praia. O gatinho da capa, Snacks, companheiro de vida da vocalista, Bethany Consentino, contou com um obituário divulgado por ninguém menos que a Pitchfork.

“It’s Alive” do La Luz

O álbum de estreia do trio La Luz tem um quê de psicodelia e, pode-se dizer, de uma certa latinidade. As três meninas do grupo não poupam experimentações, o que resulta em um disco sinestesicamente praiano.

Caso você tenha curtido este conteúdo, segue uma outra lista que pode ser do seu interesse: 5 bandas da Oceania para verões de um ano inteiro.

Total
0
Share