5 quadrinhos que dariam boas animações para o cinema

Listamos 5 histórias em quadrinhos que poderiam ser grandes animações nas telas do cinema

As histórias em quadrinhos e as animações quebraram o mito de que são feitas apenas para as crianças. Na verdade, essas produções podem ser consideradas como um produto artístico muito importante. Isso porque alinham a excelência narrativa – fundamental em uma boa história – com técnicas e estéticas de ilustração que são a cada dia mais valorizadas. 

Muitas animações (e live-actions) que fizeram sucesso no cinema são adaptações de quadrinhos. Dos mais cults aos mais populares, exemplos que ilustram esta variedade são Operação Big Hero (2014) e Persépolis (2007). Essa lista vai apresentar, e recomendar, cinco quadrinhos que dariam boas animações para as telas no cinema. 

Vem pra lista: 

Uma Irmã

UMA IRMÃ / EDITORA NEMO © 2018

Uma Irmã é um quadrinho francês, de Bastien Vivès, que fala sobre a descoberta da sexualidade. Repleto de erotismo e sensualidade, foi publicado no Brasil pela Editora Nemo e retrata as questões da adolescência de forma doce e sensível. A história do jovem do Antoine, que durante as férias de verão se apaixona pela amiga mais velha, com certeza teria o mesmo impacto nas telas do cinema. Em um cenário que paixões de verão geram bons filmes, como Luca Me Chame Pelo Seu Nome, a adaptação da graphic novel de Vivès seria capaz de agradar tantos os adolescentes quanto os críticos de quadrinhos e animações. 

Ogiva

OGIVA / EDITORA PIPOCA E NANQUIM © 2020

Ogiva é um quadrinho brasileiro pós apocalíptico. Publicado pela editora Pipoca e Nanquim, a história se passa em uma realidade na qual monstros que se alimentam de humanos dominaram o planeta Terra. Frenético e repleto de cenas de ação, o quadrinho acompanha a personagem Pilar e sua saga para reencontrar a garota órfã que ela prometeu proteger. A busca incessante por uma criança em um ambiente hostil lembra vagamente Procurando Nemo, sucesso da Pixar, de 2004. Com roteiro de Bruno Zago e ilustrações de Guilherme Petreca, Ogiva é outra história que seria capaz de agradar diversas gerações nas telas do cinema.

Laura Dean Vive Terminando Comigo

LAURA DEAN VIVE TERMINANDO COMIGO / EDITORA INTRINSECA © 2020

Histórias de amor sempre dominaram o cinema e as animações nunca fugiram desse roteiro. Entretanto, é importante retratar na ficção que nem toda história de amor é perfeita. Na contramão dos “felizes para sempre”, Laura Dean Vive Terminando Comigo é um quadrinho sáfico que retrata um relacionamento tóxico e problemático. Feito em tons de rosa, o roteiro discute as dificuldades de abandonar e de superar essas relações complicadas. Publicado pela editora Intrínseca no Brasil, o quadrinho de Mariko Tamaki e Rosemary Valero-O’Connell foi vencedor do prêmio Eisner (um dos mais importantes da categoria). Laura Dean daria um bom filme, uma vez que tocaria em temas importantes e aumentaria o leque (atualmente escasso) de animações com personagens LGBTQUIA+. 

Nimona

NIMONA / EDITORA INTRINSECA © 2016

A graphic novel de fantasia de Noelle Stevenson já tinha um filme confirmado até o começo desse ano. Com o fechamento da Blue Sky, a produção foi oficialmente cancelada pela Disney. Nimona resgata e reinventa elementos das histórias de fantasia de forma delicada e bem-humorada. O roteiro ágil combina uma arte colorida e dinâmica com uma variedade incrível de cenas de batalhas. A adaptação da saga da jovem metamorfa que tem o sonho de ser comparsa do maior vilão que já existiu seria um fenômeno cultural e comercial entre crianças e adultos.

Alex + Ada

ALEX + ADA / EDITORA GEEKTOPIA © 2017

A obra de Jonathan Luna foi publicada em três volumes pela editora Geektopia no Brasil. Alex + Ada é o quadrinho mais denso e adulto dessa lista. Uma definição interessante para a obra é aquela que a coloca como uma versão ainda mais intensa do aclamado filme Ela, de 2013. Alex + Ada acompanha a história do jovem Alex que se apaixona pela sua robô e desbloqueia a trava que a impede de se tornar um ser consciente. Uma animação baseada no quadrinho misturaria romance e ficção científica, dois elementos que costumam fazer sucesso nas salas de cinema. 

Related Posts

leia mais

Seis produções para você mergulhar no mundo da medicina

São seis produções que mergulham fundo no contexto médico, cada uma com sua perspectiva única e narrativas cativantes, garantindo que você não fique sem ter o que maratonar e explorar os diversos ângulos desse universo fascinante.
Total
0
Share