PUBLICIDADE

Beyoncé e Ivy Park anunciam coleção “Ivy Park Rodeo” inspirada em cowboys negros

A última fronteira de Beyoncé com sua coleção Adidas x IVY Park conta a história frequentemente esquecida de cowboys e cowgirls negros.

A superestrela nativa de Houston, que vestiu botas de cowboy e franjas para o Houston Rodeo quando criança, está usando sua marca de atletismo para homenagear os negros americanos que ajudaram a criar a herança do cowboy americano e a fronteira ocidental. Com esta coleção, como grande parte de sua arte, ela continua a usar seu talento para despertar a consciência social e educar.

Em uma declaração exclusiva ao Houston Chronicle, Beyoncé disse: “O Houston Rodeo é um gumbo de família, conexão, comida deliciosa e gêneros musicais ecléticos. Eu cresci vendo artistas como Selena e Frankie Beverly e Maze e hoje é tão eclético com artistas como Kacey Musgraves a Mary J. Blige. Lembro-me do passeio na trilha, com pessoas andando de todas as partes até o Houston Rodeo.”

Sua nova coleção IVY Park Rodeo, que chega às lojas em 19 de agosto, inclui quase 60 peças e apresenta os rappers de Houston Tobe Nwigwe e Monaleo, a mãe de Beyoncé, Tina Knowles Lawson, e o ator e cowboy da vida real Glynn Turman na campanha brilhante. A coleção mescla moda com tradição ocidental e apresenta fivelas, polainas e estampa de vaca em uma mistura inesperada de roxo e marrom. São calças e macacões jeans de perna larga, macacão jeans e chapéu balde, bolsa de lona na cintura e até chapéu de cowboy, entre outras peças.

“Depois de entender de onde veio a palavra ‘cowboy’, percebi o quanto das histórias de cowboys negros, marrons e nativos estão faltando na história americana”, disse Beyoncé. “Tenho orgulho de representar a cultura de Houston, minhas raízes e todas as pessoas que entendem de Snickers fritos e pernas de peru fritas.”

Nwigwe, que é de Houston e estudou merchandising de moda na University of North Texas, disse que se sentiu honrado em ser escolhido pela superestrela para fazer parte de sua nova coleção.

“Ela é fã do que fazemos e realmente queria que fizéssemos parte do que ela está acontecendo. Foi uma ocasião extremamente importante ”, disse Nwigwe durante uma entrevista no churrasco de Gatlin. Ele chegou vestindo um moletom IVY Park Rodeo e shorts em uma cor ambiente blush, que ele disse que complementava os tons de pele “chocolate escuro” como o dele. O rapper fará sua estreia na tela grande em “Transformers: Rise of the Beast” no próximo verão e também faz parte da equipe indicada ao Emmy pelo excelente comercial de “You Love Me” para Beats by Dre. Ele narra o comercial de dois minutos, lançado no final do ano passado.

Embora Nwigwe tenha dito que aprendeu pouco sobre cowboys negros e vaqueiras na escola, ele se lembra de ter visto homens negros a cavalo nas ruas do Fifth Ward.

“Eu nunca vi cowboys negros em ação, a não ser no Fifth Ward. Sempre quis saber onde guardavam os cavalos ”, disse ele. “Já montei um cavalo duas ou três vezes, mas sou sólido. Não sou Indiana Jones, mas posso manobrar. ”

Embora os cowboys negros estejam frequentemente ausentes da narrativa popular do oeste, os historiadores estimam que 1 em cada 4 cowboys era negro durante o início do século XIX. Ser vaqueiro foi uma das poucas vagas abertas aos homens de cor após a Guerra Civil, de acordo com William Loren Katz, um estudioso da história afro-americana e autor de “The Black West”.

Hoje, sua influência pode ser vista no circuito de rodeio e até mesmo em Hollywood, com filmes como “Concrete Cowboy” da Netflix com Idris Elba. Além disso, cowboys e cowgirls negros em todo o país se juntaram a protestos por justiça racial.

Prestar homenagem à história negra é algo que permeia a família de Beyoncé. Sua irmã, Solange Knowles, celebrou os Black cowboys com seu álbum de 2019 “When I Get Home”, e Jay-Z, que é casado com Beyoncé, está produzindo o próximo filme “The Harder They Fall” com a vencedora do Oscar Regina King e Elba, baseado em cowboys da vida real e figuras históricas do oeste americano, incluindo Bill Pickett, Stagecoach Mary e Cherokee Bill.

Knowles Lawson disse que a cultura do rodeio foi parte integrante de sua infância crescendo em Galveston.

“Quando eu era pequeno, íamos aos rodeios da prisão em Huntsville para o rodeio de Houston, mas aprendendo sobre o oeste e como ele foi construído, os cowboys negros foram omitidos dessa história. Então, só de vê-los sendo reconhecidos quando sabemos o quão importante eles desempenharam e quantos cowboys negros existem realmente aquece meu coração ”, disse Knowles Lawson, que recrutou seu amigo Turman para fazer parte da campanha IVY Park Rodeo.

Turman, o ator vencedor do Emmy que recentemente atuou em “Ma Rainey’s Black Bottom” com o falecido Chadwick Bosman, é um defensor da cultura e história do rodeio negro. Ele também tem uma organização sem fins lucrativos que hospeda um acampamento de equitação e ao ar livre para crianças de comunidades do centro da cidade em seu rancho na Califórnia.

“Eu tinha oferecido meu rancho para Beyoncé a qualquer momento, mas fiquei surpreso e lisonjeado por ela querer incluir não apenas meu rancho, mas também eu e minha linda neta, Melinda, que monta cavalos desde que era uma criança”, disse Turman .

“Os cowboys negros desempenharam um papel muito importante na construção do Oeste e no legado da história dos cowboys. Mas, como outros aspectos da construção deste país, não fomos incluídos na história. Por isso, é uma alegria ver que finalmente eles são homenageados e reconhecidos por suas contribuições para a história do cowboy. ”

Leia a matéria original

Total
0
Share