La Fuerza | Após 20 anos Christina Aguilera retoma suas raízes latinas

Depois de quase 20 anos desde “Mi Reflejo”, Christina Aguilera lança seu segundo trabalho totalmente em espanhol, o EP “La Fuerza”.

Em 2022 a artista retorna às suas raízes e lança o sucessor de Mi Reflejo, “La Fuerza“. Filha de um equatoriano, Christina Aguilera sempre trabalhou com influencias latinas em seus álbuns. Em quase 25 anos de carreira e apenas um trabalho inteiramente em espanhol, a grande estrela se volta novamente para a produção de um álbum totalmente latino em 2022.

Conhecida como o “vocal da geração”, Xtina é uma das principais artistas dos anos 2000. Transitando entre diversos gêneros como pop, R&B, hip-hop, rock e soul, a artista tornou uma grande influência para novos talentos. Em toda sua carreira Christina Aguilera acumula mais de 75 milhões de vendas mundialmente, 5 Grammys, incluindo o de artista revelação e o Grammy latino de melhor vocal álbum feminino pop por Mi Reflejo, além de 4 top 1 na Billboard Hot 100 e dezenas de prêmios.

La Fuerza e a força das influências

Com a chegada da pandemia, Christina Aguilera se mudou para Miami e juntamente com sua equipe e colaboradores montaram um estúdio e começaram a trabalhar. Durante quatro semanas a artista esteve em estúdio com diversos parceiros. Após este período já havia um álbum completo.

Durante entrevista em setembro de 2021 a artista começou a dar sinais de que havia material pronto para ser lançado e dias depois deu início a divulgação do lead single do projeto. La Fuerza é o primeiro EP de uma trilogia que será lançada pela cantora ao decorrer do ano de 2022.

O início desse novo capítulo em sua carreira começa com “Pa’ Mis Muchachas”, parceria entre Becky G, Nicki Nicole e Nathy Peluso. Lançada em 22 de outubro de 2021, canção exalta e incorpora o poder da mulher latina que é passado através das gerações. Para alguns soa como uma versão latina de “Lady Marmalade“. Segundo a artista, a canção foi a primeira escrita para esse projeto e as parcerias foram definidas a partir da força que as artistas exalam.

 Prosseguindo, em 18 de novembro de 2021 a artista lançou a faixa “Somos Nada” como segundo single. Seguindo um caminho diferente da primeira canção, a faixa é uma balada piano e voz, com uma letra mais intimista e vulnerável sobre amor e dores.

Já em 20 de janeiro de 2022, o single “Santo” em parceria com o colombiano Ozuna é lançado como precedente do álbum, que saiu horas depois. O reggaeton também ganhou um clipe com visuais inspirados no édem e uma temática mesclada de terror e fantasia.

O lançamento do EP

O EP composto de seis faixas é um apanhado das influências e referências culturais de Christina Aguilera, as canções são construídas a partir de ritmos latinos como rancheira (México), cumbia (Colômbia), guaracha cubana e o reggaeton. Para a artista, este trabalho representa um resgate a suas raízes:

“A música latina sempre esteve enraizada em mim e na minha infância… e uma vez que essa conexão existe, está com você para sempre. ‘La Fuerza’ é um projeto para mim, minhas raízes e meus filhos – para que eles possam sentir um nível mais profundo de quem são”

Christina Aguilera sobre seus lançamentos

Em sua estreia, o EP atingiu o segundo lugar na parada de álbuns pop latinos da billboard, na Top Latin albuns atingiu a posição de número 14. O single “Santo”, que acompanha o lançamento do álbum, atingiu o pico 24 na Hot Latin songs, sendo a sexta colocada na Latin pop Airplay e pico 29 na para de rádio Latin Airplay. As faixas “Somos nada”, “Ya llegué” e “La reina” atigiram, respectivamente, as posições de numero 5, 7 e 9 na Digital Sales da Billboard.

Dentre as faixas, a Revista Rolling Stone destaca a letra e seus vocais na canção “La reina”, é importante ressaltar: é a melhor do EP:

“A apropriadamente intitulada “La Reina” é a melhor música do EP;  Nele, Aguilera emite uma resposta ao rei da música ranchera “El Rey”, de Vicente Fernández.  Com a emoção crua que ressalta a ranchera, Aguilera canta em espanhol: “Embora você ainda seja rei, você não é nada sem a rainha”.  Sua proeza vocal é extraordinária em qualquer idioma”

Rolling Stone em review sobre “La Fuerza”

Mesmo após 20 anos desde seu importante Mi Reflejo, Christina demonstra que domina e sabe como mesclar suas referências. La Fuerza é um apanhado de músicas boas que nos fazem sequer lembrar de nuances anteriores como Desnudate, presente no disco Bionic. Vale a pena voltar os ouvidos para este que é um dos melhores lançamentos do primeiro trimestre de 2022. Confira abaixo:

Related Posts

leia mais

Crítica | FLO, “Access All Areas”

Mesmo que "Access All Areas" não seja um trabalho impecável, FLO entrega um disco assertivo e que bebe de referências muito bem escolhidas
leia mais

Crítica | Gossip, “Real Power”

Depois de 12 anos, o trio Gossip liderado pela vocalista Beth Ditto ressurge com indie amadurecido, homenagem ao proto-punk do The Stooges e uma turnê que passa pelo Brasil
Total
0
Share