Todo mundo ama um filme para se distrair e não pensar em nenhum problema, mas às vezes, precisamos refletir, e nada melhor do que fazer isso com uma história impressionante, uma fotografia bonita e rostos famoso. Aqui vem uma lista de filmes para os dias de reflexão:
1. 13° Emenda (2016)
O filme documental mostra, a partir da 13° emenda da constituição dos Estados Unidos, como o racismo e o encarceramento em massa de pessoas pretas acontecem a séculos e como fatores culturais contribuíram para a permanência da estruturação racista no país. Com historiadores e filósofos, como Angela Davis, o longa faz uma linha do tempo dos eventos que perpetuaram um regime estatal racista nos EUA.
Disponível em Netflix.
2. Aftersun (2022)
Inspirado na relação da diretora Charlotte Wells com seu pai, Aftersun traz um resort na Turquia como pano de fundo para uma reflexão sobre as relações familiares e os sentimentos individuais. O filme estrelado por Paul Mescal é capaz de comover e trazer uma reflexão sobre assuntos tão cotidianos e pessoais, mas que são inerentes à vida humana.
Disponível na MUBI.
3. Desejo e Reparação (2007)
Estrelado pela diva dos filmes de época, Keira Knightley e pelo X-men James McCavoy, além de trazer os primeiros passos da Saiorse Ronan, Desejo e Reparação nos faz refletir sobre como decisões e atitudes podem mudar o destino das pessoas de forma irreversível, traz um retrato dos efeitos da 2° Guerra Mundial e um romance marcante.
Além de uma linda fotografia e atuações excelentes, o filme também é marcado por seu emblemático vestido verde esmeralda, desenvolvido por Jacqueline Durran. Foi considerado pelo Vogue Paris como um “Hit Cult”, além da obra ter concorrido um Oscar de Melhor Figurino em 2007.
Disponível em Netflix.
4. Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004)
Jim Carrey e Kate Winslet protagonizam um romance com ficção científica, que conta a história de um ex-casal que desejam esquecer um ao outro a partir de uma tecnologia revolucionária. Este longa mostra como as relações podem ser complexas e mesmo vivendo um grande amor, as coisas podem se transformar e até se renovar.
Disponível para alugar em Amazon Prime.
5. Entre Abelhas (2015)
Não podia faltar nesta lista um filme nacional e trazemos aqui “Entre Abelhas”. Protagonizado por Fábio Porchat, que interpreta Bruno, um recém separado, que agora lida com o término e ainda por cima começa a perceber que as pessoas estão desaparecendo de sua vista. Agora, ele precisa aprender a viver mesmo incapaz de ver grande parte das pessoas.
O filme retrata a solidão e a depressão com uma analogia muito inteligente e tocante, mostrando as diversas facetas que Porchat, um comediante, é capaz de expressar num longa dramático.
Disponível para alugar em Amazon Prime.