O artista mineiro Renato Enoch lançou o single “no escuro {sigilo}”, acompanhado de um videoclipe com forte apelo visual. Intensa e dançante, a faixa explora as contradições de encontros marcados pelo segredo, abordando a tensão entre o desejo e a necessidade de se esconder. A letra, aberta a interpretações, funciona como um retrato das relações contemporâneas, mas dialoga de maneira especial com experiências comuns a pessoas LGBTQIA+, muitas vezes atravessadas pelo medo da exposição.
O videoclipe, dirigido pelo próprio Enoch, é um dos destaques do lançamento. Gravado em Belo Horizonte, o vídeo reúne um elenco diverso de amigos e colaboradores, em uma produção independente e muito cuidadosa, que mescla influências de obras surrealistas com uma linguagem mais pop. “Foi um processo coletivo e muito bem pensado. Tive a sorte de contar com amigos extremamente talentosos, que tornaram possível o desejo de transformar esse som em imagens”, explica Renato, que também é artista visual e responsável pela montagem do clipe. A direção de fotografia é assinada por Gabriel Delano e a direção de arte por Anna Brandão.
Com produção musical assinada por Fillipe Glauss e pelo próprio Renato, a faixa mantém elementos já característicos do artista, vocais expressivos, teclados etéreos e texturas eletrônicas, mas a faixa ganha força em elementos da disco music e dance, conduzida por baixo, bateria e guitarra marcantes, além de efeitos vocais que remetem ao Talk Box. Entre as referências musicais do novo single, o artista cita Daft Punk, Marina Lima, Christine and the Queens (Rahim Redcar) e Janelle Monáe, além da disco music dos anos 70. O single também simboliza uma virada estética e sonora. Se antes a marca registrada do artista eram canções mais introspectivas, melancólicas e românticas, agora ele aposta em uma sonoridade um pouco mais pop e dançante.
“Nas novas faixas, tenho tentado subverter as angústias, que me incentivaram a escrevê-las, em arranjos com mais movimento e intensidade”. O intervalo entre os últimos trabalhos e no escuro {sigilo} chama atenção. Enoch justifica: “Foi um tempo de me reorganizar, trabalhar bastante e entender para onde eu queria levar meu som. É importante deixar a vida acontecer e prefiro demorar um pouco mais para materializar algo em que acredito de verdade. Agora, finalmente, temos bastante coisa para colocar no mundo nos próximos meses.”
***