Carnaval: Conheça 5 nomes da folia que extrapolam o samba

Quer cair na farra com uma trilha sonora animada, mas além do samba? Conheça cinco nomes que carregam o carnaval em seus gêneros diversos.

Verão, calor, sol e samba no pé: o carnaval já bate à porta dos foliões que contam os dias para ir atrás de blocos e trios elétricos. Trazidas para o Brasil durante o período colonial, as influências culturais portuguesas e alemãs se misturaram aos elementos da cultura africana. Como nossa cultura nacional é feita de inúmeros sincretismos, as duas tradições se combinaram e viraram o que conhecemos como carnaval. A celebração é associada a verão, alegria, fantasia e desfiles de escolas de samba.

É claro que os anos passam e as coisas mudam, e o samba que costuma permear todos os blocos não é mais tão marcante assim. Afinal, é o ritmo musical ideal para embalar as festividades e animar a multidão. Indubitavelmente, o gênero ainda é o principal nos desfiles das escolas — (justamente) de samba. No entanto, com as combinações musicais que só o Brasil experimenta, sub-gêneros nasceram e se espalharam pelo país,. Alguns exemplos são o samba-enredo e o samba-rock, que são frequentemente tocados durante as festividades de carnaval.

Quer conhecer um pouco mais do som brasileiro que bebe da fonte das raízes do carnaval? Confira essa seleção de bandas e artistas que não são do samba, mas que servem o verdadeiro gostinho da nossa farra.

Lamparina

A sonoridade de Lamparina e Primavera (hoje em dia apenas Lamparina) é alegre e animada, com influências do samba, so pagode e so frevo. Além disso, comunga das festividades carnavalescas e do clima de verão, trazendo uma vibe positiva e descontraída. As letras das músicas evocam temas relacionados à alegria, ao amor e à natureza. Seu som costuma ser acompanhado por instrumentos como pandeiro, cavaquinho e percussão. Além disso, a presença de vocais fortes e melodias marcantes também é uma característica marcante do Lamparina.

Naieme

O trabalho de Naieme esbanja as mais puras características do gênero MPB, à medida em que reflete fortes influências de sua origem paraense. O entendimento e o definitivo encontro artístico motivam a valorização cultural da ascendência afro-indígena amazônica. Seu som é muito pautado na ancestralidade afro-indígena marajoara. Sua família é de comunidade quilombola e, desde 2015, passou por uma série de transformações, sobretudo, pela parte acadêmica. Isso se dá porque a pesquisa de Naieme é voltada para a área da antropologia da música.

Francisco, el Hombre

A sonoridade dessa banda que exala verão é uma mistura de rock, pop, surf music e ritmos brasileiros, com influências de MPB e música psicodélica. Ela tem uma abordagem experimental e criativa em sua música, e incorpora elementos eletrônicos e samples ao seu som cheio de batuques e percussões. Além disso, os irmãos mexicanos naturalizados brasileiros Sebastián e Mateo Piracés-Ugarte, integrantes da Francisco, el Hombre, inserem um pouco de suas origens a essa mistura musical. O resultado é uma sonoridade única e envolvente que chama a atenção do público — principalmente para quem assiste a banda performar ao vivo.

Swing Safado

O Bloco Swing Safado foi criado em 2013 por um grupo de amigos residentes da comunidade do Conjunto Santa Maria, famoso reduto do samba mineiro. Neste ano, o bloco completa uma década de existência. Além de colocar alegria pelas ruas de Belo Horizonte, cidade de origem de seus integrantes, as composições do grupo estão disponíveis nos serviços de streaming para que os foliões possam curtir o carnaval o ano inteiro! O som do Swing Safado conta com o funk brasileiro, caracterizado por ser animado e dançante, e tem como principais elementos a mistura de ritmos como samba e axé, além de letras de cunho humorístico. 

Marina Sena

A queridinha Marina Sena, tão exaltada desde sua estreia, com o disco “De Primeira”, conta com um repertório que pode ser facilmente a trilha sonora de um dia ensolarado de carnaval. A sonoridade pop de Sena busca integrar uma mistura de ritmos, passando pelo samba, axé, dancehall, R&B, pagode, reggae e MPB. Abordando o tema do amor em suas letras, a artista exibe forte identidade sonora em um CD repleto de personalidade e em performances cheio de estilo e exuberância — tudo o que um bom carnaval precisa.

Total
0
Share