Às vezes, é possível esquecer que outros artistas também podem ser fãs de grandes artistas, mas Cat Power sempre faz questão de nos lembrar o quanto Bob Dylan é amado por ela. Em sua homenagem mais sincera, uma interpretação fiel de um dos registros mais icônicos da música mundial foi lançada pela cantora no final de 2023. Baseado na apresentação tão controversa quanto aclamada de 1966, “Cat Power Sings Dylan ‘66” é um registro determinado a servir como um dos melhores presentes que alguém pode ganhar de uma pessoa que mantém uma admiração genuína.
Suas quinze faixas parecem perfurar a cantora de forma única, fazendo com que com cada uma delas ela possa expressar novas emoções e curtir a recriação de forma divertida, servindo também como uma força interna que a ajudou tanto a perceber ainda mais o quanto é uma figura importante da música. Para alguns, pode haver uma certa distância entre Dylan e Power, mas esse caminho se torna curto cada vez que o registro ao vivo feito pela cantora é ouvido, registro esse que ganhou uma turnê recheada e especial, estando próxima de chegar em sua data nacional para a segunda edição do C6 Fest, em São Paulo.
Através dessa homenagem, Cat Power adiciona mais um trabalho a um catálogo grande de discos de covers, sendo esse o quarto. Desde o lançamento do primeiro, “The Covers Record” em 2000, fica claro o quanto a cantora nascida nos anos 70 tem um lugar no coração para faixas de décadas antes de sua existência e as que viveu enquanto crescia, mas sua vocação para colocar a própria alma em músicas dos outros não parece ter limites.
Interpretando The Rolling Stones a Frank Ocean, passando por Joni Mitchell, James Brown e até Lana Del Rey, Cat Power segue um fluxo particular, e o que faz sentido em sua cabeça também consegue se firmar com tracklists poderosas, como a do álbum “Covers” de 2022, um dos melhores neste projeto contínuo.
“Cat Power Sings Dylan ‘66” soa como uma oportunidade única em três direções: para os fãs de Bob Dylan, da própria cantora e para aqueles que simplesmente amam música e têm um interesse profundo em como figuras tão veneradas podem criar uma ligação tão forte. Cat Power prometeu e entregou com o disco, e agora vem deixando qualquer um ansioso para a sua apresentação em terras nacionais.Entre as faixas do projeto é difícil até decidir qual irá emocionar mais, mas seguindo por declarações da própria cantora sobre os melhores momentos é fácil imaginar o quanto impactantes músicas como “It’s All Over Now, Baby Blue” e “Like a Rolling Stone” têm a chance de serem.
***
Cat Power apresenta Cat Power Sings Dylan ’66 no domingo dia 19 de maio, na segunda edição do C6 Fest.