Falta de justiça e vingança estão presentes em “Em Pedaços”, dica de cinema de hoje
“Aus Dem Nichts” intitulado aqui no Brasil como “Em Pedaços” é um filme de drama franco-alemão de 2017 dirigido e escrito por Fatih Akin, tendo como protagonista a atriz Diane Kruger. A trama segue Katia Sekerci, uma alemã que leva uma vida normal ao lado do marido turco que se chama Nuri, e do seu filho de 7 anos. Um dia, ela é surpreendida ao descobrir que ambos morreram devido a uma bomba colocada no escritório do marido. Desesperada, Katia decide lutar por justiça ao descobrir que os responsáveis foram integrantes de um grupo neonazista.
Um dos meus seguidores me indicou esse filme pelo twitter e resolvi assistir, agradeço bastante, pois é uma obra maravilhosa. A trama acerta em cheio a sua pegada emocional e é um soco no estômago, porque esse é um caso que está sempre ausente das manchetes desumanizantes dos tabloides da Alemanha, que notoriamente marcaram os crimes desses grupos como assassinatos comum.
Katia por sua vez entrega uma atuação maravilhosa, onde no primeiro ato acompanhamos a tragédia familiar sobrevivendo ao luto, a perda de um pai e um filho ao mesmo tempo, na segunda parte do ato passamos a acompanhar essa tragédia se desenrolando nos tribunais, Katia tentando punir os responsáveis pela morte de seu marido e de seu filho, algo que acabar falhando e provocando revolta tanto pra ela e seus familiares, como pra nós telespectadores que assistimos revoltados, enfim chega ao terceiro ato que é a parte da vingança com as próprias mãos, Katia não espera mais nada da justiça e para ela o certo é punir por conta própria, mudando o tom da historia para um ambiente mais sombrio com bastante suspense.
O diretor Fatih Akin mostra uma bela direção nesse longa de drama e vingança pesado, as cenas são tratadas de maneira sensíveis, e a atriz Diane Kruger consegue transmitir isso para nós perfeitamente, diante de uma atrocidade tão grande que destruiu sua família. De forma discreta a atriz consegue transmitir tanta dor de cabeça e raiva na aparência quanto nas expressões faciais, digna de receber uma indicação ao Oscar por sua atuação tão convincente. As trocas familiares amargas com os avós de luto contribuem para uma visão difícil, mas os parentes são logo despachados: esta é uma jornada que a personagem deve fazer sozinha.
O filme acerta em todos os tons da narrativa, a investigação lenta que parece não ter solução, dando a sensação que a justiça não consegue cumprir seu papel, depois somos levados para o julgamento, onde as trocas de olhares da personagem Katia com um parente dos réus compõem a parte central da história, onde há uma tensão na estratégia da defesa de impedir o caso da acusação, nos dando mais raiva e revolta, nós como público e ao mesmo tempo como o “povo” assistindo o julgamento, vamos nos alimentando da mesma revolta e ódio da personagem, ate aquilo acabar e partirmos juntos para seu plano de vingança contra os dois culpados que foram libertados.
Em Pedaços é um filme de 2017, ele estreou no Festival de Cannes ainda no mesmo ano, no qual competiu pelo Palma de Ouro, mas acabou vencendo mesmo foi o Globo de Ouro em 2018, na categoria melhor filme estrangeiro, e realmente foi uma vitória certa, e é um filme que precisa está no currículo de quem gosta de uma boa história de drama e vingança.