Enfim, um calendário em branco para fazer anotações! 2025 chegou e já entregou premiações, indicações e lançamentos — e ainda tem (muito) mais pela frente. Seguindo a tendência dos últimos anos, o cinema queer promete estreias de qualidade em 2025 e, como a própria sigla já propõe, multiplicidade. Além de abranger as diferentes letras que compõem a comunidade, os filmes de temática LGBTQIAPN+ que serão lançados este são de diferentes países, línguas, enredos, durações e, não poderia ser diferente, gêneros.
Guarde esta lista e não deixe de conferir os filmes que o cinema queer apresenta ao público em 2025:
La Mitad de Ana
O filho de Ana confessa que não se sente uma menina, mas sim um menino. Ela decide compreendê-lo e, ao mesmo tempo, entender a si mesma.
- Espanha; França
- De Marta Nieto
- Com Marta Nieto, Noa Álvarez, Nahuel Pérez Biscayart
- Lançamento: janeiro
Hot Milk
O filme explora a complexidade da relação entre mãe e filha em meio à atmosfera quente de Almería, na Espanha, cidade que visitam para encontrar com um enigmático curandeiro que pode ter a chave para a misteriosa doença da mãe.
- Reino Unido; Grécia
- Direção: Rebecca Lenkiewicz
- Com Rona Shaw, Emma Mackey, Vicky Krieps
- Lançamento: fevereiro
The Non-Actor
Elliot está hospedada na casa da nova namorada de sua ex enquanto participa de um teste médico para tratar uma recente e inexplicável perda de audição. Conforme ela redefine sua relação com o ambiente sonoro e consigo mesma, surge uma conexão íntima entre as duas mulheres.
- Estados Unidos
- Direção: Eliza Barry Callahan
- Com Victoria Pedretti, Maya Hawke
- Curta-metragem
- Lançamento: 2 de fevereiro
Llueve sobre Babel
Um grupo de desajustados converge em Babel, um lendário bar que também funciona como purgatório, onde La Flaca — a “ceifadora” da cidade — comanda.
- Colômbia
- Direção: Gala del Sol
- Com Jhon Narváez John, Alex Castillo, Felipe Aguilar Rodríguez
- Lançamento: 4 de fevereiro
La Misma Estación
Um grupo de mulheres ensaia uma peça de teatro e descobre que todas têm histórias dolorosas para compartilhar.
- Espanha; Colômbia
- Direção: Ruth Caudeli
- Com Silvia Santamaría, Ana María Otálora, Camila Pujana
- Lançamento: 25 de fevereiro
Pillion
Colin, um homem tímido, conhece Ray, um confiante líder de gangue de motociclistas, que o introduz em uma relação de submissão. O romance “queer kinky” teve seus direitos adquiridos pela produtora A24.
- Reino Unido
- Direção: Harry Lighton
- Com Harry Melling, Alexander Skarsgård
- Lançamento: março
Lillies Not for Me
Na Inglaterra dos anos 1920, um romancista gay e seu enfermeiro psiquiátrico formam uma improvável amizade ao longo de uma série de encontros prescritos por um médico.
- Reino Unido; França; África do Sul; Estados Unidos
- Direção: Will Seefried
- Com Fionn O’Shea, Robert Aramayo, Erin Kellyman, Louis Hofmann
- Lançamento: 12 de março
Fear Street: A rainha do baile
A temporada de baile começa na Shadyside High, mas uma ousada forasteira é inesperadamente indicada como rainha do evento, e as outras garotas começam a desaparecer misteriosamente. A produção da Netflix é inspirada na série de livros “Fear Street”, de R.L. Stine.
- Estados Unidos
- Direção: Matt Palmer
- Com India Fowler, Suzanna Son, Fina Strazza
- Lançamento: outono
A Nice Indian Boy
Quando Naveen leva seu noivo para casa, eles precisam lidar com sua família aceitando seu namorado artista, branco e órfão, além de ajudá-los a planejar o casamento indiano dos sonhos.
- Estados Unidos
- Direção: Roshan Sethi
- Com Karan Soni, Jonathan Groff, Sunita Mani
- Lançamento: 4 de abril
The Wedding Banquet
Um homem gay faz um acordo com sua amiga lésbica: um casamento de fachada para ele conseguir o green card, em troca de tratamentos de fertilização in vitro para ela.
- Estados Unidos
- Direção: Andrew Ahn
- Com Hangi-Chan, Bowen Yang, Lily Gladstone, Kelly Marie Tran
- Lançamento: 18 de abril
Sauna
Johan, um homem gay em Copenhague, mergulha na vida noturna até conhecer William, um homem transgênero. Esse relacionamento desafia as normas sociais em torno de gênero, identidade e amor.
- Dinamarca
- Direção: Mathias Broe
- Com Magnus Juhl Andersen, Nina Rask, Dilan Amin
- Lançamento: 25 de abril
Honey Don’t
O novo filme de Coen continua sua trilogia de filmes B lésbicos após Drive-Away Dolls, centrando-se em duas mulheres em uma viagem de estrada. O primeiro filme, Drive-Away Dolls, pode ser assistido nas plataformas de streaming Amazon Prime Video e Apple TV+.
- Estados Unidos
- Direção: Ethan Coen
- Com Margaret Qualley, Aubrey Plaza, Chris Evans
- Lançamento: maio
The Old Guard 2
Dando continuidade a “The Old Guard”, Andy lidera um grupo de guerreiros imortais contra um inimigo poderoso que ameaça sua sobrevivência e que quer minar seu poder inexplicável para meios escusos.
- Estados Unidos
- Direção: Victoria Mahoney
- Com Charlize Theron, Kiki Layne, Matthias Schoenaerts
- Lançamento: 2 de julho
The Chronology of Water
Conta a história de uma nadadora que se torna artista, explorando questões relacionadas à sexualidade, luto e dependência. O filme é uma adaptação de um livro homônimo e marca a estreia de Stewart na direção.
- França; Estados Unidos; Reino Unido
- Direção: Kristen Stewart
- Com Imogen Poots, Thora Birch, Michael Epp
- Lançamento: 9 de setembro
Lesbian Space Princess
Uma princesa espacial é lançada para fora de sua vida protegida e embarca em uma missão galáctica para salvar sua ex-namorada caçadora de recompensas dos alienígenas brancos e heteronormativos. Mais um exemplar do cinema de animação queer.
- Austrália
- Direção: Leela Vargheese e Emma Hough Hobbs
- Com Shabana Azeez, Gemma Chua-Tran, Richard Roxburgh
- Lançamento: 11 de setembro
A Governanta
Situado na Cornualha dos anos 1930, o filme acompanha o romance proibido entre uma governanta polonesa e um famoso romancista.
- Reino Unido
- Direção: Richard Eyre
- Com Uma Thurman, Anthony Hopkins, Phoebe Dynevor
- Lançamento: dezembro
***
Festival de Sundance
Alguns dos filmes previstos para 2025 foram lançados no dia 26 de janeiro, durante o Festival de Sundance, nos Estados Unidos. Confira as estreias realizadas:
Magic Farm
Uma equipe de mídia acaba por engano em um país errado ao tentar fazer o perfil de um músico.
- Argentina; Estados Unidos
- Direção: Amalia Ulman
- Com Chloë Sevigny, Alex Wolff, Simon Rex
O beijo da Mulher Aranha
Esse filme redesenha um filme homônimo dirigido pelo argentino naturalizado brasileiro Hector Babenco, lançado em 1985, que, por sua vez, é inspirado no livro de Manuel Puig, lançado em meados dos anos 1970. A história apresenta um prisioneiro político que compartilha cela com Molina, condenado por indecência pública. Uma ligação improvável se forma enquanto Molina narra um musical de Hollywood.
- Estados Unidos
- Direção: Bill Condon
- Com Diego Luna, Tonatiuh, Jennifer Lopez
Twinless
Dois jovens se conhecem em um grupo de apoio para pessoas que perderam irmãos gêmeos e formam uma improvável amizade… ou então, um bromance.
- Estados Unidos
- Direção: James Sweeney
- Com Dylan O’Brien, James Sweeney, Lauren Graham
Cactus Pears (Sabar Bonda)
Anand, forçado a passar um período de luto de 10 dias pelo pai na zona rural acidentada do oeste da Índia, cria um laço com um fazendeiro local que luta para permanecer solteiro.
- Índia; Reino Unido
- Direção: Rohan Kanawade
- Com Bhushan Bhujingarkar, Suraj Shinde, Jayshri Jagtap
Visita de Mudança (Jimpa)
Hannah leva seu adolescente não binário, Frances, para Amsterdã, onde visitam o avô gay, carinhosamente chamado de Jimpa.
- Austrália; Finlândia; Países Baixos
- Direção: Sophie Hyde
- Com Olivia Colman, John Lithgow, Aud Mason-Hyde
Duas Mulheres
Duas mães enfrentam dificuldades para equilibrar suas funções como esposas e profissionais, até que um caso inesperado provoca uma reavaliação de suas vidas e prioridades. O filme mostra o lado francês do Canadá, tendo como idioma a língua francesa com seu sotaque quebecois.
- Canadá
- Direção: Chloé Robichaud
- Com Laurence Leboeuf, Karine Gonthier-Hyndman, Sophie Nélisse
***
Filmes que ainda devem ganhar mais detalhes e data de lançamento
Dentre essa seleção, algumas das obras não têm data de lançamento – mas nem por isso precisamos deixar de esperar por suas estreias.
Ato Noturno
Tem filme brazuca na jogada! Ato Noturno apresenta um ator e um político que vivem um caso em sigilo e, juntos, descobrem ter fetiche por sexo em lugares públicos. À medida que se aproximam do sonho da fama, mais intenso se torna o desejo de se colocarem em risco. A obra foi selecionada para a mostra Panorama e representará o Brasil na 75ª edição do Festival de Berlim, em fevereiro de 2025.
- Brasil
- Direção: Márcio Reolon e Filipe Matzembacher
- Com Gabriel Faryas, Cirillo Luna, Henrique Barreira
100 Nights of Hero
Uma charmosa hóspede chega a um castelo remoto, e a delicada dinâmica entre um marido, sua esposa Cherry e a empregada é jogada no caos. Trata-se de uma adaptação da graphic novel homônima escrita por Isabel Greenberg.
- Estados Unidos
- Direção: Julia Jackman
- Com Maika Monroe, Emma Corrin e Nicholas Galitzine
Queens of the Dead
Drag queens e club kids lutam contra zumbis famintos por cérebros durante um show de drag em Brooklyn neste enredo que mistura terror e comédia.
- Estados Unidos
- Direção: Tina Romero
- Com Katy O’Brian, Margaret Cho, Jack Haven
On Swift Horses
Nos anos 1950, uma recém-casada aparentemente sensata e seu cunhado rebelde embarcam em jornadas paralelas de risco, romance e autodescoberta. O filme adapta o romance homônimo de Shannon Pufahl.
- Estados Unidos
- Direção: Daniel Minahan
- Com Daisy Edgar-Jones, Jacob Elordi, Will Poulter
Entre Notas e Costuras (Mother Mary)
Esse drama épico acompanha a relação entre uma musicista fictícia e seu relacionamento com uma estilista icônica. A produção do longa-metragem é assinada pela A24, e a trilha sonora conta com a participação de Charli xcx.
- Estados Unidos
- Direção: David Lowery
- Com Anne Hathaway, Michaela Coel, Hunter Schafer, FKA Twigs
The History of Sound
O drama apresenta dois jovens que, durante a Primeira Guerra Mundial, partem em uma jornada para gravar as vozes, vidas e músicas de seus compatriotas americanos. É baseado no conto de mesmo nome de Ben Shattuck.
- Reino Unido
- Direção: Oliver Hermanus
- Com Paul Mescal, Josh O’Connor, Molly Price
Erupcja
Um olhar íntimo sobre a relação explosiva entre duas mulheres em Varsóvia: uma polonesa e outra turista. O título, que em português significa erupção, faz referência à explosão de um vulcão, mas também à liberação repentina de pressão ou tensão.
- Reino Unido; Polônia
- Direção: Pete Ohs
- Com Charli XCX, Lena Góra, Will Madden
Touch Me
Dois amigos codependentes tornam-se viciados em um “toque” alienígena que pode (ou não) estar tentando dominar o mundo.
- Estados Unidos
- Direção: Addison Heimann
- Com Olivia Taylor Dudley, Lou Taylor Pucci, Jordan Gavaris
Wake Up Dead Man
Benoit Blanc, detetive conhecido pelos filmes Entre Facas e Segredos e Glass Onion: A Knives Out Mystery retorna para seu caso mais perigoso até agora. Todos os filmes são uma produção da Netflix e, embora sejam sequenciais, contam histórias desconectadas entre si.
- Estados Unidos
- Direção: Rian Johnson
- Com Daniel Craig, Josh O’Connor, Cailee Spaeny, Andrew Scott
O Dia de Peter Hujar
O filme biográfico apresenta uma conversa entre o fotógrafo Peter Hujar e Linda Rosekrantz em 1974, em uma jornada introspectiva pela vida de um artista.
- Estados Unidos
- Direção: Ira Sachs
- Com Ben Whishaw, Rebecca Hall
Departures
Após um término, Benji entra em uma espiral de vícios e encontros fugazes, assombrado por quem não consegue esquecer.
- Reino Unido
- Direção: Neil Ely e Lloyd Eyre-Morgan
- Com Lloyd Eyre-Morgan, David Tag e Liam Boyle