De Minas para o mundo: Mateus Baêta lança videoclipe inédito, “Lara”, premiado em Los Angeles

Dirigido pelo cineasta de Belo Horizonte Cesar Raphael, trabalho de Baêta integra o disco recém-lançado “Let Go Of The Past”

O cantor, compositor e multi-instrumentista de Conselheiro Lafaiete (MG), Mateus Baêta, continua o lançamento do seu álbum audiovisual “Let Go Of The Past”. O artista acaba de lançar o videoclipe “Lara”, vencedor de Melhor Cinematografia no Los Angeles Music Video Festival 2023. O trabalho foi dirigido pelo premiado cineasta de Belo Horizonte Cesar Raphael e é estrelado pela atriz Ana Emery. 

“Let Go Of The Past” (2023) é resultado de um longo processo de produção que durou cerca de dez anos. O primeiro videoclipe lançado, da faixa-título, tem direção de Guilherme Fiuza, ícone do cinema mineiro, que faleceu em maio deste ano, e atuação de Paloma Bernardi, sucesso nas televisões do Brasil. Ao todo, o trabalho consiste em uma coletânea de narrativas cinematográficas, com outros clipes já lançados, como “Toda Cor é de Mentira”, “A Primeira Hora” e “Farsante Imperfeito”.

Nas gravações, “Lara” ainda contou com um time de músicos mineiros amplamente reconhecidos: o trompetista Wagner Souza, forte presença no jazz belo-horizontino; o pianista Gustavo Figueiredo, que já acompanhou grandes nomes, como Céu; André Limão Queiroz, baterista em diversos projetos musicais, como o DelegasCia; além de integrantes da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. 

Assinando a direção da maioria dos videoclipes de “Let Go Of The Past”, Cesar Raphael se tornou um grande parceiro de Mateus Baêta. O cineasta mineiro já recebeu 17 premiações, a maioria nos Estados Unidos, e foi destaque na Forbes Under 30. Além disso, é sócio fundador e diretor da produtora Lumiart, empresa de cinema e publicidade com sede em Belo Horizonte e Los Angeles. Entre suas produções, estão os prestigiados curta-metragens “Pedaço de Papel” e “O Jogo”. 

“Trabalhar com o Mateus tem sido honestamente um privilégio. O talento e paixão dele são contagiantes e nós nos identificamos muito criativamente. Suas canções são muito emotivas e cada uma com uma temática e estilo próprios, o que fez com que cada clipe refletisse isso. A colaboração e liberdade criativa que tive trabalhando com ele foi um dos fatores que mais me motivou nesse processo. Ele abraçou a ideia de ter clipes com narrativas muitas vezes mais voltadas para o cinema”, comenta Cesar Raphael.

O videoclipe inédito convida o público a imaginar, criar sua própria suposição sobre a história que atravessa as cenas. Em apenas um cenário, Cesar Raphael desenvolve uma narrativa simples, que encanta pela riqueza de detalhes: nas luzes, cores e mudanças surpreendentes de perspectiva. A atuação de Ana Emery também se baseia nas delicadezas, nas expressões e nos olhares, cheias de mensagens e emoções. A história fica subentendida e com caminhos abertos ao público. 

O conjunto, música e audiovisual, transborda romance, mas esse é só um dos temas do disco de Baêta, que explora o amor, mas também política e processos íntimos, de solidão, coragem e descobrimento.

De Minas Gerais, Baêta carrega influências do Clube da Esquina, assim como da banda 14 Bis, que foram trilha sonora da sua adolescência. O artista coleciona referências e parece brincar com todas elas no disco, que engloba diversos gêneros, como Jazz, Bossa Nova, Rock e MPB. Se fosse um livro, “Let Go Of The Past” seria um livro de contos, em que o leitor mergulha em uma nova história a cada capítulo/.

Related Posts

Total
0
Share