Peaky Blinders: O que é a inteligência DWRI, habilidade de Thomas Shelby?

O PhD, neurocientista Fabiano de Abreu analisou a personalidade do personagem

A produção “Peaky Blinders” chegou às telinhas do Brasil no ano passado e foi sucesso absoluto de audiência. A boa repercussão nacional não se deve apenas ao bom elenco e à estética do plano de fundo, mas também ao roteiro carregado de referências históricas.

Thomas Shelby, personagem principal da trama, é líder de uma gangue – chamada Peaky Blinders – que controla a cidade de Birmingham. Autoritário, destemido e super inteligente, ele briga com gangues rivais, enfrenta as autoridades e não mede esforços para ter sucesso nos negócios.

Créditos: Netflix

Tais ações, feitas com o que pensamos ser uma leve frieza, chamou a atenção do PhD, neurocientista e neuropsicólogo Fabiano de Abreu Rodrigues, diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), que avalia suas características. “É interessante analisar a personalidade de Thomas Shelby. Ele não é exatamente uma pessoa fria, pelo contrário, ele é até bastante emotivo e extremamente racional, pois tem o poder de manipular seu próprio sistema límbico através do seu córtex pré-frontal”, disse o especialista, que também acrescenta. “Todos esses âmbitos lhe confere uma inteligência DWRI”, completa.

“DWRI” é a sigla para “Development of wide regions of intellectual interference” ou em português, “Amplas regiões relacionadas à inteligência desenvolvidas”, e trata-se de um novo tipo de inteligência recém-descoberta pelo neurocientista onde a pessoa DWRI tem que ter alto QI, que é a lógica, mas também precisa ter a cognição desenvolvida sem nuances que causam déficit em qualquer região do cérebro correlacionada à inteligência. O conceito atribuído, de acordo com o neurocientista, “é o domínio da inteligência emocional, o qual a razão se sobressai à emoção. É conseguir utilizar e ter domínio de seu córtex pré-frontal, tendo uma maior capacidade na plasticidade cerebral”.

A personalidade de Thomas Shelby

Quem viu a série, sabe o quanto os planos de Thomas Shelby são muito bem calculados e certeiros, o que o faz ser bem sucedido em tudo que faz. Em relação a como o personagem se sobressai em suas ações, de acordo com o especialista, é o fato dele não se desesperar em situações difíceis, já que consegue controlar suas emoções.

“Repare que, mesmo que a situação seja caótica, ele sempre busca na calma a melhor reflexão, isso é um ato extremamente inteligente e difícil, mas pessoas DWRI não encontram dificuldade nisso, soa natural mesmo que pese mentalmente”, diz o neurocientista, que também acrescenta o perfeccionismo como uma de suas personalidades.

“A maneira como ele cuida da empresa, da família, das roupas que veste, tudo nos mínimos detalhes, é um bom mecanismo de precipitação, antecipando e evitando que os problemas sejam agravados. É típico de pessoas com superdotação que premeditam possibilidades futuras”, completa.

A expressão corporal, segundo Fabiano de Abreu, também faz parte das características de pessoas com inteligência DWRI, como é o caso de Thomas. O especialista explica que sua postura sempre demonstra não estar preocupado com o que acontece em sua volta e essa leveza o leva a posição de líder, já que é calmo e obtém o domínio da situação.

“Em pessoas DWRI, ser líder sem parecer ser ‘chefe’ e assim conquistar as pessoas, criando um vínculo de dependência, aprovação, admiração, entre outros, para conquistar as pessoas e ter menos inimigos”, finalizou.

Você pode assistir Peaky Blinders na Netflix

Fabiano de Abreu Rodrigue é, PhD, neurocientista, neuropsicólogo, biólogo, historiador, jornalista, psicanalista com pós em antropologia e formação avançada em nutrição clínica.

Related Posts

leia mais

Seis produções para você mergulhar no mundo da medicina

São seis produções que mergulham fundo no contexto médico, cada uma com sua perspectiva única e narrativas cativantes, garantindo que você não fique sem ter o que maratonar e explorar os diversos ângulos desse universo fascinante.
Total
0
Share