Na sexta-feira, 29 de agosto, Tagua Tagua apresenta seu novo álbum Raio em Belo Horizonte, no Distrital. A turnê de lançamento, que já passou pelos Estados Unidos — onde abriu shows da banda White Denim —, passará ao total por dez capitais brasileiras e marca uma nova fase do projeto liderado pelo produtor e compositor gaúcho Felipe Puperi.
O disco foi gravado, produzido e composto em seu apartamento, localizado no centro da cidade de São Paulo. Raio apresenta novas nuances ao projeto que outrora apresentou o neo soul e a psicodelia como suas principais características. O disco sucede Inteiro Metade (2020), trabalho dinâmico que tem como destaque a faixa-título e canções como “2016” e “4AM”, e “Tanto” (2023), em que o artista constrói uma narrativa sonora linear mergulhada no neo soul. A capa de Raio já adianta que o que vem é quente e cheio de cores. Sem esquecer de seus ídolos do passado, artistas como Tim Maia, Cassiano e Bill Withers, marcas registradas em sua obra, Tagua Tagua traz uma energia dançante renovadora com novas influências, como Daft Punk e os contemporâneos franceses L’Imperatrice, além da disco music dos anos 70.
Raio em turnê
Após a temporada nos Estados Unidos, Felipe Puperi chega ao Brasil com um show já testado ao vivo. “Foi muito bom ter feito esses shows todos fora antes de começar a turnê no Brasil. Assim, conseguimos testar o que funciona ou não no setlist da turnê. Deu pra gente se adaptar melhor às músicas novas, sentir elas no palco e isso faz toda a diferença”. A parceria com a banda norte-americana White Denim começou em “Lado a Lado”, single que contou com guitarras, flauta, vozes e percussões de James Petralli. A faixa ainda conta com videoclipe dirigido por Gabriela Mo e estrelado pela atriz Bianca Comparato.
“O show, assim como o álbum, é bem contagiante, acaba virando uma grande festa. Eu gosto disso, pois antes a gente vinha fazendo algo bem oposto, um show super intimista com apenas dois violões no palco. Nesse quero ver a galera dançando, se divertindo”, conta Felipe sobre a apresentação em Belo Horizonte.