Em pleno 2025, é difícil imaginar uma realidade em que o nome BTS não seja amplamente reconhecido como, possivelmente, o grupo de k-pop mais famoso do mundo. Mesmo com alguns de seus integrantes ainda cumprindo o serviço militar obrigatório aos homens sul-coreanos, os canais oficiais do grupo — assim como seus perfis individuais — não pararam de postar conteúdos inéditos para os fãs. Falando neles, os armys (como são chamados os fãs do BTS) seguem firmes e fortes em seu amor inabalável pelo septeto, aproveitando a pausa forçada nas atividades coletivas do grupo para apoiar seus lançamentos individuais, já que o momento propiciou o desenvolvimento do trabalho solo de cada integrante.
Há 10 anos, no entanto, a perspectiva global em relação ao k-pop e, claro, ao BTS, era bem diferente. Os sete jovens estavam apenas em seu segundo ano de carreira como grupo, nunca haviam vencido nenhum dos programas de música televisionados tão populares na Coreia do Sul e o k-pop era tratado como uma espécie de fenômeno exótico em ascensão por grande parte da mídia internacional (estranhamente, ainda há quem siga chamando o sucesso duradouro do estilo musical de “fenômeno”).
O divisor de águas na trajetória do BTS foi o lançamento do álbum The Most Beautiful Moment in Life, Part 1, em 29 de abril de 2015. À época, o projeto foi considerado o mais maduro e bem trabalhado do grupo, não por coincidência sendo o primeiro em que os membros estiveram diretamente envolvidos na composição de todas as faixas. Popularmente conhecido como HYYH pt. 1 (a sigla surge da contração da versão romanizada do título original do álbum: Hwayangyeonhwa pt.1), o disco apresenta músicas que se tornaram pilares da história do septeto, como “Dope”, “Boyz With Fun” e “Hold Me Tight”, mas foi com o single “I Need U” que o BTS foi elevado a um novo patamar.
A faixa emotiva, porém dançante, utiliza sons eletrônicos junto a melodias de R&B para refletir a melancolia e o desespero ansioso presentes na fase final da adolescência que leva a vida adulta. A união das vozes dos quatro vocalistas e três rappers que formam o grupo contribui para a construção da atmosfera explosiva da música, que conduz o seu ouvinte em uma jornada simultaneamente soturna e vigorosa. O clipe que acompanha a faixa retrata os sete integrantes como jovens em situações extremamente desafiadoras, mas que encontram a alegria na companhia uns dos outros. O vídeo foi disponibilizado em dois canais do Youtube, em duas versões, e soma mais de 400 milhões de visualizações.
“I Need U” rendeu ao BTS a sua primeira vitória em um programa televisivo de música sul-coreano, oficialmente abrindo as portas do sucesso em território nacional para o grupo. Apesar do sucesso de crítica da canção, foi o videoclipe da divertida “Dope” que alcançou status viral no mundo todo, acumulando atualmente mais de 1 bilhão de visualizações por seu visual criativo e excelência técnica ao emular a impressão de que o clipe inteiro teria sido gravado em plano-sequência.
A coerência musical e narrativa de The Most Beautiful Moment in Life, Part 1 foi, e continua sendo, um dos grandes fatores que contribuíram para o sucesso deste álbum que marcou o início de uma nova era para o BTS, elevou as expectativas para o seu — igualmente brilhante — sucessor, The Most Beautiful Moment in Life, Part 2, e que hoje, 10 anos após seu lançamento, pode ser lembrado por sua qualidade indiscutível, que vai muito além do poder da nostalgia.