Após celebrar o primeiro aniversário de lançamento de seu disco de estreia, a Varanda apresenta ao público um novo capítulo de sua trajetória: o EP Rebarba. A obra reúne cinco faixas que funcionam como um complemento ao universo sonoro de Beirada, álbum que os alçou a uma patamar adiante, trazendo canções que, embora tenham nascido nas mesmas imersões criativas que originaram o álbum, ainda não haviam sido produzidas até então.
Essas composições, que poderiam ser chamadas de “sobras”, no sentido carinhoso do termo, carregam a mesma estética e poesia da banda, mas revelam nuances inéditas do processo criativo. Gravadas e finalizadas no segundo semestre de 2025, pela própria banda, ganham vida própria. O ouvinte se depara com novas atmosferas, texturas e histórias que ampliam a experiência iniciada no disco de estreia, além de nortearcos caminhos seguintes que desejam explorar e experimentar — como um laboratório musical.
Junto ao EP, a banda lança também um vídeo interativo, filmado ao vivo no QG do grupo — o Estúdio LadoBê — com uma câmera 360º para a faixa “Ela Já Me Ama”. Nele, o público pode interagir e escolher, com o cursor, o melhor ângulo para assistir à performance, que traz momentos inéditos da vocalista Amélia do Carmo tocando violão e do guitarrista Mario Lorenzi explorando o Microkorg.
Com Rebarba, a Varanda convida o público a revisitar aquele momento de efervescência artística, mas por uma nova perspectiva — como se abrisse uma porta lateral para o mesmo cenário, revelando detalhes antes invisíveis.
Gravado no Estúdio LadoBê, em Juiz de Fora (MG), o trabalho conta com produção da Varanda e produção executiva de Stéphanie Fernandes, da A Gira Produtora. A mixagem ficou por conta de Bernardo Merhy e Lauiz, no projeto Cores no Céu, enquanto a masterização também foi assinada por Lauiz. O disco traz participações especiais de Lauiz, responsável pelo beat de Cores no Céu, e de Pedro Fioravante, que toca piano na faixa Espelho. A identidade visual tem capa criada por Amélia do Carmo e fotos de divulgação assinadas por Yan Gabriel, da Alaska Visual.