5 comédias românticas inspiradas na literatura

Releitura de obra de Shakespeare Todos Menos Você não é a única comédia romântica que se inspira na literatura. Confira a lista.

Um dos maiores sucessos de bilheteria do início de 2024, a comédia romântica ‘Todos Menos Você’ é inspirada em obra de Shakespeare. Com Sydney Sweeney (Euphoria) e Glen Powell (Top Gun: Maverick) como protagonistas, ele narra a história de duas pessoas que se conhecem aleatoriamente em um café e flertam, mas que rapidamente compartilham “ódio” um pelo outro.

Dirigida por Will Gluck (Amizade Colorida), a produção se tornou a adaptação Shakespeariana para as telas de maior bilheteria da atualidade. Isso mesmo, o filme é uma adaptação da obra de Shakespeare conhecida como ‘Muito Barulho por Nada (1598)‘.

Por serem filmes mais leves e clichês, as comédias românticas chocam o público quando são adaptadas de obras literárias profundas, mas se engana quem pensa que somente Shakespeare foi inspiração para esses sucessos de cinema.

Separamos um top 5 de comédias românticas que foram inspirados na literatura e possivelmente você não sabia:

1. As Patricinhas de Beverly Hills (1995)

Estrelado por Alicia Silverstone, Stacey Dash e a eterna Brittany Murphy, o sucesso da década de 90 foi baseado em um livro de Jane Austen. ‘Emma’ foi publicado em 1815 e conta a história de uma mulher, que assim como a personagem de Silverstone, sente a necessidade de ajudar outras pessoas, mas sendo ela quem dita as regras e os caminhos a serem seguidos.

Disponível pelo Amazon Prime Video, Apple TV e Telecine.

2. Ela é Demais (1999)

A comédia romântica com o galã e queridinho do gênero entre os anos 90 e 2000, Freddie Prinze Jr., se inspira na peça ‘Pigmalião (1912)‘ de George Bernard Shaw e gira em torno de uma aposta para transformar alguém impopular em alguém visto.

Disponível pelo Amazon Prime Vídeo, Apple TV e Telecine.

3. O Diário de Bridget Jones (2001)

Uma das comédias mais engraçadas dos anos 2000, estrelada pela incrível Renée Zellweger, a produção é inspirada em um livro homônimo, mas tem semelhanças com ‘Orgulho e Preconceito (1813)‘ de Jane Austen.

Mark Darcy, interesse amoroso de Bridget, é interpretado no filme pelo ator Colin Firth, que também interpretou o personagem masculino principal da minissérie ‘Orgulho e Preconceito (1995)’ e que curiosamente recebe o MESMO sobrenome – Fitzwilliam Darcy.

Disponível pelo Amazon Prime Video, Apple TV e Telecine.

4. Todas Contra John (2006)

Um único homem seduz diversas mulheres e sofre as consequências disso quando o grupo descobre? Sim, isso é o que ocorre com Jesse Metcalfe em ‘Todas Contra John’, mas também em ‘As Alegres Matronas de Windsor (1602)‘ de William Shakespeare.

Disponível pelo Star+.

5. A Mentira (2010)

A desigualdade no tratamento de homens e mulheres pela sociedade é a moral do filme estrelado por Emma Stone e trás isso diretamente da inspiração literária no livro ‘A Letra Escarlate (1850)‘, escrito por Nathaniel Hawthorne.

Disponível pelo Amazon Prime Video, Apple TV e HBO Max.

Shakespeare no cinema

Não é de hoje que as obras do grande dramaturgo servem de inspiração para diversas produções cinematográficas que vão de romances, dramas e comédias românticas até mesmo para uma das mais famosas animações da Disney.

Clássicos das telas, que marcaram o período dos anos 90 e 2000 são algumas dessas produções com detalhes inspirados na escrita de Shakespeare:

  • Garotos de Programa (1991): o produção conta com Keanu Reaves no elenco, foi dirigida por Gus Van Sant e se inspira em trechos da obra ‘Henrique V (1599)‘. Disponível pelo Amazon Prime Video e Apple TV
  • O Rei Leão (1994): uma das animações mais amadas e reconhecidas dos estúdios Walt Disney, a história de Simba é inspirada no enredo de ‘Hamlet (escrita entre 1500-1601)‘. Disponível pelo Disney+.
  • 10 Coisas que Eu Odeio em Você (1999): o filme de Gil Junger, com Julia Stiles e o saudoso Heath Ledger, é inspirado em ‘A Megera Domada de 1594‘. Disponível pelo Disney+.
  • Ela é o Cara (2006): a comédia com Amanda Bynes se passando por um garoto, é uma adaptação de Shakespeare, mais especificamente da obra ‘Noite de Reis‘, publicada em 1602. Disponível pelo Amazon Prime Video.
  • Meu Namorado é um Zumbi (2013): apesar de ser um romance com zumbis na história, o filme também tem inspiração Shakespiriana, quem vem direto do livro que adapta ‘Sangue Quente’ de Isaac Marion e que se inspira na trágica história de ‘Romeu e Julieta (1597)‘. Disponível pelo Amazon Prime Video, Apple TV e Telecine.

Agora, você já conhece algumas das inúmeras comédias românticas que se inspiraram em diversos escritores literários. Se você já viu e gosta desses filmes, que tal aproveitar a lista e conhecer os livros?

Related Posts

leia mais

Seis produções para você mergulhar no mundo da medicina

São seis produções que mergulham fundo no contexto médico, cada uma com sua perspectiva única e narrativas cativantes, garantindo que você não fique sem ter o que maratonar e explorar os diversos ângulos desse universo fascinante.
Total
0
Share