5 comédias românticas inspiradas na literatura

Releitura de obra de Shakespeare Todos Menos Você não é a única comédia romântica que se inspira na literatura. Confira a lista.

Um dos maiores sucessos de bilheteria do início de 2024, a comédia romântica ‘Todos Menos Você’ é inspirada em obra de Shakespeare. Com Sydney Sweeney (Euphoria) e Glen Powell (Top Gun: Maverick) como protagonistas, ele narra a história de duas pessoas que se conhecem aleatoriamente em um café e flertam, mas que rapidamente compartilham “ódio” um pelo outro.

Dirigida por Will Gluck (Amizade Colorida), a produção se tornou a adaptação Shakespeariana para as telas de maior bilheteria da atualidade. Isso mesmo, o filme é uma adaptação da obra de Shakespeare conhecida como ‘Muito Barulho por Nada (1598)‘.

Por serem filmes mais leves e clichês, as comédias românticas chocam o público quando são adaptadas de obras literárias profundas, mas se engana quem pensa que somente Shakespeare foi inspiração para esses sucessos de cinema.

Separamos um top 5 de comédias românticas que foram inspirados na literatura e possivelmente você não sabia:

1. As Patricinhas de Beverly Hills (1995)

Estrelado por Alicia Silverstone, Stacey Dash e a eterna Brittany Murphy, o sucesso da década de 90 foi baseado em um livro de Jane Austen. ‘Emma’ foi publicado em 1815 e conta a história de uma mulher, que assim como a personagem de Silverstone, sente a necessidade de ajudar outras pessoas, mas sendo ela quem dita as regras e os caminhos a serem seguidos.

Disponível pelo Amazon Prime Video, Apple TV e Telecine.

2. Ela é Demais (1999)

A comédia romântica com o galã e queridinho do gênero entre os anos 90 e 2000, Freddie Prinze Jr., se inspira na peça ‘Pigmalião (1912)‘ de George Bernard Shaw e gira em torno de uma aposta para transformar alguém impopular em alguém visto.

Disponível pelo Amazon Prime Vídeo, Apple TV e Telecine.

3. O Diário de Bridget Jones (2001)

Uma das comédias mais engraçadas dos anos 2000, estrelada pela incrível Renée Zellweger, a produção é inspirada em um livro homônimo, mas tem semelhanças com ‘Orgulho e Preconceito (1813)‘ de Jane Austen.

Mark Darcy, interesse amoroso de Bridget, é interpretado no filme pelo ator Colin Firth, que também interpretou o personagem masculino principal da minissérie ‘Orgulho e Preconceito (1995)’ e que curiosamente recebe o MESMO sobrenome – Fitzwilliam Darcy.

Disponível pelo Amazon Prime Video, Apple TV e Telecine.

4. Todas Contra John (2006)

Um único homem seduz diversas mulheres e sofre as consequências disso quando o grupo descobre? Sim, isso é o que ocorre com Jesse Metcalfe em ‘Todas Contra John’, mas também em ‘As Alegres Matronas de Windsor (1602)‘ de William Shakespeare.

Disponível pelo Star+.

5. A Mentira (2010)

A desigualdade no tratamento de homens e mulheres pela sociedade é a moral do filme estrelado por Emma Stone e trás isso diretamente da inspiração literária no livro ‘A Letra Escarlate (1850)‘, escrito por Nathaniel Hawthorne.

Disponível pelo Amazon Prime Video, Apple TV e HBO Max.

Shakespeare no cinema

Não é de hoje que as obras do grande dramaturgo servem de inspiração para diversas produções cinematográficas que vão de romances, dramas e comédias românticas até mesmo para uma das mais famosas animações da Disney.

Clássicos das telas, que marcaram o período dos anos 90 e 2000 são algumas dessas produções com detalhes inspirados na escrita de Shakespeare:

  • Garotos de Programa (1991): o produção conta com Keanu Reaves no elenco, foi dirigida por Gus Van Sant e se inspira em trechos da obra ‘Henrique V (1599)‘. Disponível pelo Amazon Prime Video e Apple TV
  • O Rei Leão (1994): uma das animações mais amadas e reconhecidas dos estúdios Walt Disney, a história de Simba é inspirada no enredo de ‘Hamlet (escrita entre 1500-1601)‘. Disponível pelo Disney+.
  • 10 Coisas que Eu Odeio em Você (1999): o filme de Gil Junger, com Julia Stiles e o saudoso Heath Ledger, é inspirado em ‘A Megera Domada de 1594‘. Disponível pelo Disney+.
  • Ela é o Cara (2006): a comédia com Amanda Bynes se passando por um garoto, é uma adaptação de Shakespeare, mais especificamente da obra ‘Noite de Reis‘, publicada em 1602. Disponível pelo Amazon Prime Video.
  • Meu Namorado é um Zumbi (2013): apesar de ser um romance com zumbis na história, o filme também tem inspiração Shakespiriana, quem vem direto do livro que adapta ‘Sangue Quente’ de Isaac Marion e que se inspira na trágica história de ‘Romeu e Julieta (1597)‘. Disponível pelo Amazon Prime Video, Apple TV e Telecine.

Agora, você já conhece algumas das inúmeras comédias românticas que se inspiraram em diversos escritores literários. Se você já viu e gosta desses filmes, que tal aproveitar a lista e conhecer os livros?

Total
0
Share