Na última semana foi divulgado o balanço oficial dos lucros da “Madame X Tour“. Madonna segue como a artista que mais lucrou com turnês na história, expandindo seu legado como a rainha das turnês mundiais.
Tendo início em 17 de setembro de 2019, a intitulada “Madame X Tour” seguiu uma linha de produção mais intimista e simplista. Os shows da grande estrela pop aconteceram de forma muito limitada ao público. Sendo uma turnê de teatros, a capacidade de plateia foi reduzida, porém não deixou de ser um sucesso por onde passou. Estima-se que mais de 100 mil pessoas assistiram ao espetáculo.
O desejo de fazer uma turnê menor e com mais proximidade de seu público veio da própria Madonna. Em 2017 durante a divulgação de seu álbum “Rebel Heart” a cantora declarou:
“Eu já fiz tantos shows—turnês mundiais, estádios, arenas esportivas, de tudo—que eu sinto que agora eu tenho que reinventar isso também. Eu gosto de fazer shows íntimos e poder falar diretamente com o público”
Madonna durante entrevista a BBC News
NORMA SOBRE CELULARES CAUSOU POLÊMICA
Além de trabalhar com uma capacidade de público reduzida, Madonna quis garantir mais proximidade com o público. Proporcionando uma maior conexão com o show, Madonna instituiu uma norma de proibição de uso de celulares e câmeras durante o espetáculo. A justificativa usada pela cantora é que sem os celulares as pessoas podem mergulhar no show e estar no show de maneira integral. Apesar das críticas, a norma foi acatada.
Com um total de 75 shows divididos entre Estados Unidos, Inglaterra, França e Portugal, a “Madame X Tour” faturou mais de 51 milhões de dólares, com uma média de faturamento de $684.813,00 por show. Além de um faturamento altíssimo, todos os 75 shows tiveram os ingressos esgotados. A média de público por show esteve em torno de 2300 pessoas. Cerca de 18 shows foram cancelados por motivos de saúde e problemas no joelho da cantora. Em 8 de março de 2020 a turnê teve que ser cancelada por conta da pandemia do corona vírus.
Com a lucratividade da “Madame X Tour” Madonna estende seu recorde de artista solo que mais arrecadou com turnês na história. Destaque para a “Stikcy & Sweet Tour” que, ano de 2009 se encerrou com um faturamento de mais de 400 milhões de dólares, sendo a turnê mais lucrativa da rainha do pop.