22 artistas para ficar de olho em 2022

Por aqui a gente já enxerga no horizonte os artistas que merecem destaque em 2022.

Todos os anos a indústria fonográfica se renova e novos nomes surgem nesse vasto mundo da música. Seja no mercado brasileiro ou estrangeiro, 2022 promete ser um ano de grandes ascensões e muitos nomes novos vêm surgindo em evidência na cena musical.

Diversos ritmos vêm tomando forma e destaque a cada novo hit, viral ou nome descoberto em algum canto da internet — principalmente no TikTok ou apps de música, onde o consumo é desenfreado e os virais nascem de uma hora pra outra, quase que literalmente.

Nós do escutai estamos sempre de olho nas novidades e hoje selecionamos 22 artistas promissores para você conhecer em 2022 e continuar de olho nos próximos meses.

Charlotte OC


A cantora e compositora britânica lançou seu terceiro álbum em 2021 e ganha espaço em nossa lista. “Here comes Trouble” é um álbum que flerta com o soul e o R&B de forma excelente, além disso traz também uma aura alternativa que é marca registrada da cantora. Apesar de não ser um nome recente na indústria, e também um nome não tão óbvio, vale a pena conferir o trabalho da artista e esperar por seus próximos passos.


Seu álbum “Here Comes Trouble” foi elegido pelo escutai como um dos melhores de 2021. Nossa indicação é começar por ele.

Holly Humberstone

Vencedora do prêmio Brit Award for Rising Star que honra novos e promissores nomes da indústria musical, Holly Humberstone merece menção em nossa lista. Com seu primeiro EP lançado em 2021, intitulado “The Walls Are Way Too Thin” pelo selo da Interscope, a artista britânica já começou trabalhar em seu primeiro álbum de estúdio e tem gerado expectativas para o ano de 2022.

Comece por “Scarlett” e depois navegue pelo EP citado acima.

Greta Isaac

Também de origem britânica, Greta Isaac tem movimentado as atenções para si. Em processo de construção artística, a cantora lançou em 2021 o EP “PESSIMIST” onde expressa seus sentimentos em forma de música. A faixa “Like me” é um dos destaques do projeto, principalmente por sua composição e produção do clipe que foi de inteira responsabilidade da artista.

“You” é um ótimo começo para conhecer a artista. Sugerimos em seguida partir para a ótima “5’1”.

Self Esteem

Rebecca Lucy Taylor, conhecida como Self Esteem, é ex-integrante da dupla folk Slow Club e em 2021 lançou seu segundo trabalho solo. O disco “Prioritise Pleasure” foi um dos mais aclamados de 2021, recebeu três notas 100 da crítica especializada e é classificado com aclamação universal no Metacritic com nota 92. O notável disco tem vários momentos que arrebatam o ouvinte, as composições e a construção despertam um gostinho de quero mais. Essa pode ser uma das grandes promessas do novo cenário musical.

O “Prioritise Pleasure” além de muito bem recebido lá fora, foi escolhido como um dos melhres do ano passado aqui no escutai. “How Can I Help You” e “I’m Fine” são as sugeridas logo de início.

GAYLE

Recém introduzida no mercado musical, GAYLE é dona de uma das músicas de maior sucesso atualmente. A faixa ABCDEFU é um divisor de opiniões a respeito da artista, após se tornar um viral na plataforma Tik Tok o single cresceu nas plataformas e charts e recebeu considerável atenção do público. Apesar de não ser o primeiro single da artista, é o primeiro a fazer sucesso, e ao que tudo indica neste ano ainda teremos o primeiro álbum da artista. É válido voltar as atenções para este recente fenômeno que ainda pode mostrar muito mais.

Nem só de virais se faz uma boa promessa indie, indicamos a faixa “ur just horny” para ouvir logo em seguida.

Marina Sena

Outro grande fenômeno recente é a cantora mineira Marina Sena. Após a música “Por Supuesto” viralizar, o disco de estreia da artista foi impulsionado nas plataformas e “De primeira” conquistou os brasileiros. Antes parte de uma banda (a Rosa Neon, Marina tem sido considerada a maior revelação do mercado musical brasileiro em 2021, e o novo nome da MPB têm conquistado fãs e admiradores gerando expectativas para os próximos lançamentos. Um nome tão promissor quanto o dela merece ser alvo das atenções.

O “de primeira” conquistou nossos corações, ganhou crítica e entrou no hall de melhores álbuns brasileiros de 2021. Nossas favoritas: “Tamborim” e “Pelejei”.

CHAMELEO

Um dos maiores destaques do indie pop brasileiro, CHAMALEO entregou em 2021 um dos mais ricos e diversos álbuns do ano. Visualmente e musicalmente o artista tem se destacado pela pegada futurista e a forte personalidade presente nas letras. Ele é um dos nomes que tende a crescer no mercado brasileiro e adquirir força com seus próximos trabalhos, mas também vale direcionar o olhar a trabalhos passados que são obras interessantes.

Recentemente CHAMELEO lançou o álbum “ECDISE” que está repleto do melhor conteúdo sonoro do artista. Ouça “elemefezassim” e em seguida “frequente(mente” com a Pabllo Vittar.

Remi Wolf

Ex-participante do reality musical American Idol, a californiana Remi Wolf também lançou seu primeiro disco em 2021, após passar por problemas com alcoolismo encontrou na música seu escape. A artista que esteve presente no festival Lollapalooza 2022 é uma das representantes da nova geração do hiperpop. Suas musicas mesclam elementos pop, funk e diversas camadas. A aura caótica e psicodélica da artista pode ser um despontamento para a próxima tendência musical.

Mergulhe ainda mais no universo de Remi Wolf lendo nossa crítica do álbum “JUNO” e conhecendo a artista como um todo no artigo especial.

Dapper

Adentrando no meio pop alternativo brasileiro, Fernanda Dapper, ou somente Dapper, lançou no finalzinho de 2021 seu primeiro single solo oficial. A artista já se aventurou em outras parcerias explorando diferentes estilos musicais e promete trazer em 2022 novos projetos em que esteve trabalhando no último ano, vale a pena conferir.

Ouça “Chame o Steve” e aproveite pra conhecer melhor a trajetória da catarinense.

Magdalena Bay

Após o lançamento de diferentes EPS e mini mixes, no final de 2021 a dupla americana de synth-pop lançou o seu primeiro álbum, “Mercurial World”. Conhecidos na plataforma de vídeos Tik Tok, o duo se inspira em Charlie XCX e Grimes para produzir suas músicas. O excesso de sintetizadores e a organização das faixas que interligam umas nas outras é de longe uma das melhores experiências musicais para quem quer ouvir algo leve e nostálgico.

“Secrets (Your Fire)” resume bem o que esperar de Magdalena Bay, mas seu álbum, “Mercurial World”, é uma experiência que você deveria ter.

The Marías

A banda indie pop americana já está no mercado a um tempo considerável, mas seu trabalho mais recente chama atenção pela qualidade e alto nível das faixas. “Cinema” capta os ouvintes pela consistência do trabalho realizado pela banda neste LP. O pop rock psicodélico desperta a vontade de ouvir mais. É válido ficar de olho nos próximos passos do grupo.

Você pode não prestar muita atenção em The Marias, mas eventualmente lembrará desse nome. Inicie por “Hush” e pula para a ótima “All I Really Want Is You”. O álbum “Cinema” também entrou em nossa lista de melhores do ano.

Lamparina

Diretamente de Belo Horizonte, a banda Lamparina traz consigo a energia do verão. Despojados e autênticos, o grupo traz uma nova cara para o mercado. O ar descompromissado das músicas tem um “Q” que cativa quem as ouve, é uma boa promessa para o mercado fonográfico brasileiro e merecem uma atenção daqui em diante.

Comece por “Ela Joga” e depois dê uma chance ao álbum de 2021, “ZAM ZAM”.

HYRA

Emergindo no cenário musical contemporâneo, HYRA traz um frescor em suas músicas. A artista nascida na Nicarágua brinca em suas faixas com o eletrônico, com o funk e pop, e o resultado são músicas que se destacam e cativam o público. Com um som moderno e refrescante a cantora tem o talento necessário para cultivar uma carreira sólida. É questão de tempo até que se torne um nome de destaque. Pode surpreender em 2022.

Broken Heart” valida o início para descobrir HYRA. Ouça o EP “Bad Bad Place” do ano passado.

Hope Tala

Artista britânica que estreou em 2018, Hope Tala é mais um nome que desponta no mercado devagarinho e com muito talento. Com uma pegada que mistura elementos de bossa nova e R&B, a cantora tem ganhado atenção de diversos amantes de música e aqui do escutai. Talvez seu maior atrativo seja a maturidade musical e as melodias leves e sensíveis que compõem suas canções.

O single “Tiptoeing” é uma ótima escolha pra conhecer Hope Tala. Para ir mais a fundo, sugerimos o disco “Girls Eat Sun” e o single “Mad”.

Jovem Dionísio

A banda curitibana que estourou durante a pandemia com um remix da canção “Ponto de Exclamação” ainda tem muito mais para mostrar. Transitando por estilos variados, o grupo se autodenomina parte do cenário pop alternativo e lançou seu primeiro álbum completo, “Acorda, Pedrinho”. Além disso, lançou diversos singles soltos e parcerias com outros artistas da cena nacional.

“Cê me viu ontem” captura a essência atual do grupo. Ouça também o álbum “Acorda, Pedrinho”.

BADSISTA

Produtora musical que trabalhou com nomes como Linn da Quebrada e Jup do Bairro, Rafaela Andrade ou BADSISTA é nome de destaque na produção musical urbana da atualidade. Saindo dos bastidores, em 2021 a artista assinou seu primeiro disco, “Gueto Elegance” que é um retrato das vivências da cantora e traz suas impressões entre batidas que oscilam entre o funk, eletrônico e sintetizadores.

Seu álbum de estreia foi destaque entre os melhores de 2021 aqui no escutai.

 L’HOMME STATUE

O francês LoÏc Koutana projeta em L’HOMME STATUE sua aura artística. Apesar de não se sentir encaixado em nenhum gênero musical brasileiro específico, o ex-modelo se inspira em nomes como Milton Nascimento para explicar sua construção musical. Presente na cena musical desde 2019, o “homem estátua” lançou seu primeiro disco em 2021 — “SER” reúne temáticas como identidade, amor e orgulho. 

“Liberté” e “Braços/Vela” são ótimas escolhas para adentrar o universo do artisa.

Griff

Outro nome britânico em evidência, Griff assinou com a Warner Music aos 17 anos e aos 20 recebeu o prêmio de estrela em ascensão no BRIT Awards 2021. No mesmo ano ela também lançou seu primeiro disco. Composto e produzido pela artista em seu próprio quarto, a mixtape traz uma sonoridade pop e R&B, versando sobre amor juvenil, saúde mental e experiências pessoais. Espera-se que ela apareça novamente em 2022, as expectativas são as melhores.

“One Foot In Front of the Other” ganhou crítica especial aqui no escutai e serve como base para ouvir o disco.

Amber Mark

Compositora e produtora, Amber é um dos nomes do mercado estadunidense que vêm se destacando. Em janeiro (2022) a artista lançou seu primeiro disco, “Three Dimensions Deep”, transitando entre o soul e R&B, ela se afirma como peça destaque no jogo da música. Um trabalho de extrema qualidade merece ter a devida atenção, talvez não seja o tipo de música que cative a todos mas é válido voltar os ouvidos por alguns minutos e apreciar.

“What It Is” e “Competition” são faixas absurdamente deliciosas.

PinkPantheress

Provando mais uma vez que o Tik Tok se tornou uma plataforma de impulso importante no mercado musical, PinkPantheress chegou ao top 35 do UK Charts com a viral “Pain”. Sendo mais uma integrante da nova geração do hiperpop, em 2021 lançou seu primeiro álbum, que apesar de ser muito curto, demonstra um pouco das habilidades da artista e o que a mesma pode apresentar a partir daqui.

Ouça “Pain” e o álbum “to hell with it”.

Dan Stump

Artista amazonense, Dan Stump explora o regionalismo e suas raízes em seu trabalho. Transitando entre o folk, MPB, funk e samba, o cantor e compositor lançou em 2022 seu segundo disco, “Transe Tropical”. O álbum é uma coletânea de músicas sobre paixão, amor e explora também a conexão do artista com a Floresta Amazônica.

“Transe Tropical”, seu segundo álbum, ganhou crítica aqui no escutai e vai te ajudar a conhecer mais o artista.

D’Água Negra

Também da região norte do Brasil, o trio manauara lançou em 2021 seu primeiro disco, “Érogena”. O grupo chama atenção pela sonoridade jazz e soul repaginada que têm em suas músicas. A mescla de elementos característicos das sonoridades clássicas com batidas modernas e letras afiadas dão característica única a banda.

Ouça “ACOPALICES” para iniciar essa jornada.

Total
0
Share