O líder da banda Jane’s Addiction é o nome por trás da criação do festival Lollapalooza. Perry Farrell criou o festival em 1991 como uma despedida especial para sua banda. O grupo se apresentou com um elenco renovado — mas nem tanto —, com Eric Avery de volta ao baixo e Josh Klinghoffer mandando na guitarra. Josh é ex-Red Hot Chili Peppers e está cobrindo o Dave Navarro na turnê atual do Jane’s Addiction. O membro original do time está com sintomas de COVID longa e preferiu não acompanhar os colegas de banda.
Com a nova formação, algumas das músicas clássicas da banda soaram diferentes. “Been Caught Stealing” deixou alguns fãs estranhados, mas outras como “Three Days” e “Ted, Just Admit It…” foram um sucesso com a presença de palco espetacular de Josh.
Homenagem a Taylor Hawkins
Durante o show, Perry fez uma homenagem para Taylor Hawkins, baterista do Foo Fighters que morreu ano passado antes de se apresentar no Lollapalooza Brasil. Ele disse que o cara era um dos melhores músicos do mundo e, sobretudo, um de seus melhores amigos. Além disso, Hawkins foi o responsável para o retorno de Avery ao Jane’s Addiction. Isso porque, com muita cautela com o baixista e com a banda, Hawkins amenizou aos poucos o clima de intriga entre ambos os lados.
A banda tem três dançarinas — uma delas é a esposa de Perry — que se empenharam com as coreografias sensuais, poucas roupas e uma vibe oitentista. Há quem ache essa parte interessante, ainda mais vindo de uma banda tão “chocante” como o Jane’s Addiction. No entanto, as performances ultrapassaram o sensual e invadiram um espaço de desconforto e do “male gaze” (este é um conceito que se refere ao modo como muitos produtos do entretenimento são representados por meio dos “olhares masculinos”, objetificando, assim, a figura feminina).
Saldo positivo
Mesmo assim, a banda ficou em primeiro plano com presença de palco notável dos integrantes e com o contentamento de Perry com a primeira década no Lollapalooza no Brasil. Apesar de ter dado a impressão de estar meio no automático, a sonoridade do Jane’s Addiction foi importante para a parcela roquista do festival.