chá preto, projeto solo do instrumentista, arranjador e compositor João Gabriel Fonseca, lançou seu primeiro EP, “WABI“, na última terça-feira (14). O trabalho está disponível em todas as plataformas digitais em 14/11, depois da estreia com dois singles, “estática” e “búzios“.
Músico há mais de dez anos, João Gabriel Fonseca é natural de Salvador, onde se formou bacharel em Música Popular pela Universidade Federal da Bahia, foi integrante do Rumpilezzinho e ganhou prêmios por composições e arranjos. O projeto, inicialmente concebido na pandemia, conta com 5 faixas.
“Existe um quê de solidão nele, mas ele é, no fundo, sobre conexão humana – seja ela em sua forma pura ou sobre a ausência dela. É sobre mudanças, encontros, conhecer novas pessoas, amores”.
chá preto
O nome “WABI” remete à uma filosofia japonesa que prega a aceitação da imperfeição e a valorização da simplicidade. O EP tem referências diversas, do neo rock japonês à trilha sonora de videogames dos anos 1990, passando pelo jazz, rock britânico e a brasilidade das percussões, onde o artista faz um pouco de tudo.
O trabalho ainda traz harmonias vocais elaboradas, baixos melódicos e pianos elétricos com influência de nomes como Haruomi Hosono, Men I Trust e Mild High Club.