Alien: Romulus | O que saber antes de assistir?

Descubra tudo o que você precisa saber antes de conferir o novo filme de uma das franquias de ficção científica mais icônicas de todos os tempos

“Alien” é simplesmente uma das franquias mais icônicas do cinema e continua rendendo novas histórias até hoje. Responsável por criar um fenômeno na cultura pop, o primeiro filme “Alien, o Oitavo Passageiro” é considerado um clássico, gerando mais oito filmes. O último deles, “Alien: Romulus”, já chegou aos cinemas e promete trazer a franquia de volta às origens. 

Ridley Scott dirigiu o primeiro filme, enquanto James Cameron esteve no comando da sequência. Já o filme mais novo vem pelas mãos do diretor de Evil Dead, Fede Álvarez, mas com algo especial: tanto Scott quanto Cameron também estão envolvidos com “Alien: Romulus”. Agora, vamos descobrir o que você precisa saber antes de assistir essa icônica união de mentes por trás da franquia.

Saiba a ordem cronológica para assistir os filmes da franquia e também o crossover com Predador.

O universo Alien

Contém spoilers dos primeiros filmes.

Neste universo retro-futurista, acompanhamos uma série de encontros mortais, abrangendo predominantemente os séculos 21 e 24, entre a humanidade e os Aliens; uma espécie extraterrestre hostil e endoparasita. Somos também introduzidos à icônica heroína Ellen Ripley (Sigourney Weaver), que, a bordo da nave Nostromo, enfrenta esse alienígena mortal. Após responder a uma transmissão de socorro, a tripulação acidentalmente traz o parasita a bordo. Enquanto Ripley tenta seguir os protocolos de segurança, o alienígena ataca e começa a eliminar os tripulantes um a um. Ela descobre que a empresa dona da nave ordenou que trouxessem a criatura para estudo, mas Ripley consegue derrotá-la e escapar com vida, destruindo a Nostromo.

Quase seis décadas depois, Ripley é encontrada em estase e acompanha uma missão para investigar uma colônia no planeta LV-426, onde foram encontrados ovos alienígenas. Ao descobrir que os colonos foram transformados em incubadoras para os aliens, Ripley e os fuzileiros enfrentam uma nova horda de criaturas, enquanto lidam com a traição de um executivo da corporação Weyland-Yutani. Após resgatar a sobrevivente Newt e destruir o ninho da rainha alienígena, Ripley novamente vence a batalha e entra em êxtase para voltar à Terra.

Romulus

Nova história, mesmo universo

O filme tem sua própria ambientação no universo já conhecido. O diretor Fede Álvarez se encontrou no início do processo de escrita com James Cameron e baseou sua ideia em uma cena deletada de “Aliens, O Resgate”, onde crianças correm entre os trabalhadores na colônia espacial. Álvarez disse ao Hollywood Reporter que estava interessado em contar a história dessas crianças um pouco mais adiante no tempo.

O filme se passa entre os eventos do primeiro e o segundo filme, o que deixa cerca de seis décadas de espaço para preencher, mas não se preocupe! Não é necessário assistir nenhum dos filmes para entender a narrativa de “Alien: Romulus”. Acompanhamos jovens colonos espaciais, que planejam roubar o equipamento altamente regulamentado de uma nave abandonada com esperanças de voltar para casa. Porém, o que eles encontram lá é uma infestação de Xenomorfos (os aliens), o que pode impedi-los de sair vivos.

Aqui, as conexões se encontram em apenas algumas alusões ao primeiro filme, mas leva a franquia de volta às origens de forma totalmente fresca.

O melhor da franquia após os dois primeiros

Isso mesmo que você leu. “Alien: Romulus” está recebendo ótimas reviews, com críticos dizendo que é o melhor filme da franquia desde “Aliens” e sendo uma melhoria significativa em relação ao seu antecessor, “Alien: Covenant”.

Os críticos afirmam que a atmosfera claustrofóbica trouxe uma autenticidade alucinante que consegue aumentar o perigo ao elevar a franquia clássica de terror com reviravoltas novas e frescas, juntamente com um uso impressionante de efeitos práticos e CGI. Uma referência entre os críticos brasileiros, a Isabela Boscov disse que finalmente, após 45 anos, acertaram novamente ao fazer um filme da franquia.

No momento em que este artigo foi escrito, “Alien: Romulus” tem uma classificação acima de 81% de aprovação no Rotten Tomatoes. E aí, vai conferir a nova aposta da franquia nos cinemas?

Seguindo os passos dos outros capítulos, o novo filme da franquia deve chegar ao Disney+ assim que sair dos cinemas.

Total
0
Share