As soundtracks mais bem sucedidas da indústria

Cinema e música são as principais formas de entretenimento da indústria cultural. Filmes e músicas marcam a vida de muitas pessoas ao redor do mundo, são clássicos memoráveis, sucesso de bilheteria, muitos prêmios e aclamação.

Além das grandes marcas que as histórias presentes nos filmes deixam, as trilhas sonoras também ganham o coração do público e se tornam sucesso.

 

O sucesso mais recente intitulado de “Shallow” faz parte da trilha sonora do filme “A star is born” (Nasce uma estrela) e dominou as paradas desde seu lançamento, alcançou o #1 na hot 100 e permaneceu nos charts por um longo período de tempo, o disco “A star is born: soundtrack” também alcançou o topo da parada de álbuns permanecendo no chart por un longo tempo. A estreia da soundtrack somou mais de 200.000 unidades vendidas, sendo 162.000 em cópias puras. A trilha conta com mais de 2 bilhões de streams e mais 1.148 milhões de vendas nos Estados Unidos entre 2018 e 2019 segundo a “Vulture“. O destaque principal da soundtrack é o sucesso estrondoso do single “Shallow” que dominou as paradas mundiais e se consagrou como a música mais premiada na história, totalizando mais de 32 prêmios incluindo Grammy, Oscar, Globo de Ouro e muitos outros.

 

Um grandioso sucesso mundial é o filme e soundtrak “O guarda costas“, a trilha sonora do filme se tornou a mais vendida de todos os tempos, vendendo cerca de US$ 42 milhões de cópias em todo o mundo em 1992. O primeiro single lançado foi primeira a ser lançada como single foi primeira a ser lançada como single foi “I Will Always Love You“, a música alcançou o top da hot 100 e permaneceu no topo por 14 semanas, até aquele momento Whitney se tornou tornou a primeira artista a permanecer por mais tempo na primeira posição da parada. As músicas “Run to You” e “I Have Nothing” foram indicadas ao Oscar de melhor canção original mas ambas perderam, o sucesso “I will always love you” não pode concorrer por se tratar de uma versão da música de Dolly Parton.

 

Outro grande fenômeno foi o filme musical “Grease: nós tempos da brilhantina“, sendo uma das produções de maior bilheteria no ano de 1978, alcançou também a posição de segundo álbum mais vendido nos Estados Unidos, a música “You’re the One That I Want” foi a primeira música lançada, o sucesso foi imediato. Estimativas apontam que “Grease” vendeu cerca de 16 milhões mundialmente.

Um clássico do cinema que também alcançou um patamar de sucesso é “A noviça rebelde“, a trilha sonora figurou durante 109 semanas no top 10 dos álbuns mais vendidos, além de levar o Oscar de melhor trilha sonora, a soundtrack do filme vendeu cerca de 20 milhões mundialmente.

Clássico “Flashdance: em ritmo de embalo” foi sucesso no cinema e nas paradas, sendo o terceiro filme mais assistido no ano de 1983. Os singles “Flashdance… What a Feeling” e “Maniac” alcançaram o topo da hot 100 naquele ano e o álbum recebeu uma indicação ao Grammy de melhor álbum do ano (1984). Calcula-se que a trilha sonora soma cerca de 20 milhões de vendas mundiais.

 

Não sendo menos importante que os demais, “Os embalos de sábado a noite” marcou e influenciou toda uma geração, nos Estados Unidos a famosa era disco foi tão avassaladora que a soundtrack se tornou o álbum mais vendido da época, sendo tirado de posto pelo sucesso da década de 90 por “O guarda costas“. Hits como “Disco inferno” e “Stayin’ Alive” são reconhecidos até hoje e estima-se 28.3 milhões de vendas mundialmente.

 

E por fim, mas não menos importante, o sucesso de bilheteria e dono de 11 prêmios Oscar, incluindo melhor canção original e Grammy de melhor música criada para o cinema, “Titanic” se tornou uma das maiores obras cinematográficas do mundo, sua soundtrack consiste em apenas uma música com letra, todas as demais faixas são instrumentais, “My Heart Will Go On” interpretada de Céline Dion foi um sucesso mundial, dominou as paradas, conquistou um Oscar e um Grammy se tornou uma das músicas mais reproduzidas e conhecidas em todo o mundo, estima- se que a soundtrack acumulou cerca de 28 milhões de vendas em todo o mundo.

 

 

Por Lucas Silva

Estudante de humanidades e comunicação social, apaixonado por música e cultura pop.


Notice: Constant WP_USE_THEMES already defined in /home/escuta28/public_html/index.php on line 14