Balaclava Fest investe em curadoria visionária na cena alternativa

Edição de 2024 do Balaclava Fest continua focada em trazer atos que valem a pena serem descobertos dentro e também fora dos palcos.

Já faz mais de uma década que o nome da Balaclava Records circula por aí, e, indo além de ser apenas um selo musical, há um braço da Balaclava que anualmente se destaca como um dos melhores lugares para conferir ao vivo alguns dos atos mais interessantes da música alternativa atual. O Balaclava Fest teve sua primeira edição em 2015, e agora, em 2024, prepara mais um dia com uma curadoria de shows que se dedica na hora de escolher quem estará presente no país.

Observando ao longo dos anos, em que nomes como Mac DeMarco, Fleet Foxes e American Football atraíram um grupo significativo de pessoas, é possível perceber que atos menores também recebem devida atenção, que fazem o line-up se conectar de forma brilhante. De uns tempos para cá, a expectativa para saber quais artistas estarão no festival é grande, principalmente porque apresentações intimistas e grandiosas são bem-vindas, tudo isso feito para um público que dificilmente sairá do evento sem ter aproveitado a banda que mais queria assistir ou aquela que resolveu conhecer ali na hora.

A edição de 2024 do Balaclava Fest continua com a fórmula de sucesso: mesclar entre atos internacionais e nacionais que, juntos, são capazes de criar uma atmosfera envolvente, tanto em conexão sonora quanto de público. Cada banda pode ter seu estilo específico, mas o público que a espera está acostumado a explorar a fundo o que diz respeito à música, mantendo sempre uma abertura para o vasto alcance que essa arte proporciona.

Diferente de outros festivais, em que alguns fãs podem simplesmente ignorar diversas atrações e passar o dia garantindo seu lugar na grade para o headliner da noite, o Balaclava Fest é para aqueles que desejam viver as melhores experiências com seus artistas favoritos, sem perder a chance de sair de lá com outro artista que, antes desconhecido, conquistará um espaço especial nos fones de ouvido dali em diante.

Rock icônico dos anos 90 com Dinosaur Jr. e alt-jazz contemporâneo do BADBADNOTGOOD são dois exemplos de direcionamento amplo do festival.

Dinosaur Jr. é uma das bandas que já justificam o ingresso de muitos para o evento, pois a presença do trio norte-americano representa o puro rock alternativo dos anos 90. Eles serão responsáveis por fechar a noite e prometem uma apresentação com um setlist invejável, já que sua discografia é composta por mais de dez álbuns. O rock sempre foi um gênero valorizado pelo selo da Balaclava, e seu público compreende o quanto o selo tem uma visão afiada sobre quem os acompanha.

Por isso, foi uma grata surpresa ver o nome de BADBADNOTGOOD entre os artistas confirmados. A banda já passou pelo Brasil em outros festivais e, embora não tenha recebido grande apoio do público na última apresentação, agora poderá descobrir como uma plateia pode se envolver em seu som, reconhecendo que vai além de uma banda instrumental ao misturar a atitude do rock com o charme do jazz de forma altamente convidativa.

Ana Frango Elétrico e Water From Your Wyes fazem do pop e experimental um hype que merece ser reconhecido.

Valorizando também a presença de artistas nacionais, Ana Frango Elétrico é um dos nomes mais conhecidos pelo público que acompanha o pop alternativo nacional. A cantora, que já conta com fãs até entre bandas internacionais, promete um momento dançante e elegante com seu repertório sofisticado. E, enquanto seu estilo pode soar mais comportado, a dupla nova-iorquina Water From Your Eyes vem com um som que sabe ser agressivo em questão de minutos, mesmo mantendo toques minimalistas que permeiam suas produções.

Conhecer Nabihah Iqbal, Paira e Raça através de suas apresentações pode ser uma das melhores surpresas para o público.

Um line-up enxuto permite que o público assista a todas as apresentações sem preocupação, e a escolha por dois palcos sem horários conflitantes entre os artistas é ideal para explorar novos sons. Nabihah Iqbal é um nome internacional que conecta sua música tanto com trabalhos de bandas clássicas como New Order quanto com artistas indie aclamados, como Grace Ives. Já o quinteto Raça, que lançou o álbum “Saúde” com uma das capas mais memoráveis de 2019, deve mostrar a versatilidade de seu som, que se desdobra, se abre e cria um mundo único com sua abordagem ao rock.

Por fim, a dupla mineira Paira traz em sua música a capacidade de gerar experiências sonoras singulares, com uma visão que mistura o rock com indie-pop, eletrônico e experimental de forma a surpreender. O resultado apresenta balanços perfeitos e traz a sensação de estar ouvindo algo verdadeiramente único e inimitável.

Festival mantém oportunidade de trazer experiência de qualidade tanto para fãs quanto para os artistas presentes.

Com o sucesso do último ano, a expectativa para a edição de 2024 do Balaclava Fest é que o festival continue refletindo uma curadoria visionária, voltada especialmente para aqueles que apreciam o selo Balaclava. Mantendo o mesmo local das últimas edições para o evento, a decisão tranquiliza o público que busca uma experiência sem contratempos e que permita uma proximidade maior com os artistas.

A organização dos palcos e o intervalo entre os shows são adequados para uma pausa no banheiro, uma visita às barracas de produtos ou ao bar, demonstrando que é possível estabelecer uma dinâmica que beneficia tanto fãs quanto artistas. O Balaclava Fest permanece com seu foco em trazer atos que merecem ser conhecidos previamente e também ao vivo, proporcionando uma das melhores experiências para os apreciadores de boa música.

***

A edição de 2024 do Balaclava Fest acontece no dia 10 de Novembro, em São Paulo, no Tokio Marine Hall.

Related Posts

Total
0
Share