“(…) Para pessoas dispostas a tentar se apaixonar contra todas as possibilidades.”
Essa frase faz parte da crítica do site Film Is A Love Affair sobre Greta, filme brasileiro com direção de Armando Praça. Pedro (Marco Nanini) é um enfermeiro de 70 anos que trabalha em um hospital público de Fortaleza. Após sua melhor amiga Daniela, artista transexual, precisar ser internada e não ter leito disponível, o enfermeiro leva um paciente recém-chegado para sua casa para disponibilizar sua vaga para a amiga. Esse paciente, no entanto, é Jean, um fugitivo da polícia, que desenvolve uma relação ambígua de amor e dependência com Pedro.
Esse é o enredo de Greta, filme baseado na peça de teatro “Greta Carbo, Quem Diria, Acabou no Irajá” de Fernando Melo. O diretor, entretanto, optou por deixar de lado o tom cômico do texto original. Já apresentado no 29º Cine Ceará e na Mostra Panorama do Festival de Berlim, o longe foi ovacionado pelo público por dar visibilidade de forma realista a personagens quase sem voz nos cinemas.
Com Armando Praça na direção e Marco Nanini, Démick Lopes e Denise Weinberg no elenco, GRETA tem sua estreia no circuito nacional marcada para o dia 10 de outubro de 2019. Vale a pena conferir e prestigiar mais essa grande obra do cinema nacional!