Fantastic Negrito lança novo single “Oh Betty”, ouça!

Single e filme, “Oh Betty” conta a história de amor vivida entre os avós de Xavier Dphrepaulezz, nome por trás de Fantastic Negrito.

Três vezes ganhador do Grammy, cantor, compositor, músico e ativista, Fantastic Negrito (nascido Xavier Dphrepaulezz) lançou seu mais novo trabalho, “Oh Betty”, o segundo single de seu próximo álbum de estúdio – e filme – White Jesus Black Problems, a ser lançado no início de junho pela Storefront Records. O projeto multimídia é baseado na história real da avó escocesa branca de sétima geração de Negrito (Vovó Gallamore), uma serva contratada, vivendo em união estável com seu avô escravizado afro-americano de sétima geração (Vovô Courage); desafiando abertamente as leis racistas e separatistas da Virgínia colonial da década de 1750.

Oh Betty” fala diretamente da luta do casal, destacando as dificuldades e adversidades endêmicas de qualquer relacionamento bi-racial naquela época. No videoclipe, Vovó Gallamore se encontra com o Vovô Coragem na floresta em segredo, roubando momentos íntimos de companheirismo e compreensão. Ela lhe traz pão de milho, tudo o que ela pode roubar para ele, e enquanto os dois se deitam juntos em um abrigo improvisado, seus respectivos fardos de subjugação caem. Essas delicadas vinhetas são intercaladas com Negrito e sua banda tocando em cima de um galinheiro farpado. O groove country-soul de Negrito e os vocais dinâmicos permeiam por toda parte, imergindo ainda mais o ouvinte em sua paisagem sonora hipnótica de riffs de guitarra inspirados no blues, baixo pesado, causando síncopes.

“Esta foi uma música muito emocionante de se gravar. É a história do meu avô, de sua humanidade. Ele está trabalhando duramente em cativeiro e a única luz no final deste corredor escuro é seu amor, Betty Gallimore, e ele não vai desistir dela. Então é o Vovô Courage estendendo a mão e cantando aquela canção. No filme, há uma cena em que ela o encontra na floresta e lhe dá pão de milho da casa. Quando você pensa no lixo que os escravizados eram alimentados naquela época, o sabor daquele doce pão de milho deve ter sido o sabor do amor. E para a vovó, roubar aquela comida para ele também era um ato de amor verdadeiro. Então é uma música de amor e saudade, mas também de dúvida e medo. Vovô Courage sabe que, por ser uma serva contratada, Betty será livre um dia, assim como seus filhos, e ele se pergunta se ela ainda vai querer ficar juntos quando tiver a liberdade. Mas com base em tudo o que encontrei, eles tiveram vários filhos e conseguiram ficar juntos mesmo que ele continuasse escravizado e ela estivesse livre.”

– conta o artista.

Juntamente com o anúncio de White Jesus Black Problems no mês passado, Fantastic Negrito compartilhou o single principal do álbum, “Highest Bidder”, uma faixa que aborda temas de racismo, capitalismo e o significado da própria liberdade por meio de ritmos africanos e delta blues. O anúncio e o single foram recebidos com elogios da NPR All Songs Considered, Pitchfork, Billboard, Spin, American Songwriter, Consequence, San Francisco Chronicle, e muito mais.

Total
0
Share