Gremlins: qual a ordem cronológica para assistir à franquia?

Gremlins: os monotrilhos estão de volta! Qual a ordem cronológica para assistir a uma das franquias mais populares dos anos 90?

Se você nasceu entre 1984 e 1999, com certeza já se perguntou se conseguiria cuidar de um Mogwai – ou se faria com que ele se transformasse em um Gremlins.

O que começou como um despretensioso filme sobre criaturas fofas que se tornam monstros se desdobrou em uma franquia comparativamente enxuta, mas profunda em termos de detalhes e narrativas. Lançado em 1984, com roteiro de Chris Columbus e direção de Joe Dante, o filme “Gremlins” tomou conta das grandes telas estadunidenses. Com seu sucesso, o longa ganhou uma sequência, “Gremlins 2: A Nova Geração”, de 1990. Mais de 30 anos depois, os monstrinhos que aterrorizaram as crianças dos anos 80 voltaram às telas com a série animada “Gremlins: Segredos dos Mogwai”, lançada pela HBO Max em 2023.

Em meio a boatos do lançamento de Gremlins 3 (que já circulam há anos na internet), listamos aqui a ordem cronológica da saga, para que você acompanhe o desenrolar da história desde o princípio e aprofunde-se no universo fofo e maligno dessas criaturas.

Gremlins: a ordem cronológica para assistir à franquia

  1. Gremlins: Segredos dos Mogwai (série, 2003-2004)
  2. Gremlins (filme, 1984)
  3. Gremlins 2: A Nova Geração (filme, 1990)

Entenda cada um dos filmes e séries de Gremlins:

Gremlins: Segredos dos Mogwai (série)

  • Temporadas: 1 (10 episódios)
  • Duração: 2023-2024 (é possível que sejam lançadas novas temporadas)
  • Onde assistir: HBO Max, Prime Video

    Na temporada 1 da animação  “Gremlins: Segredos dos Mogwai”, descobrimos um pouco mais sobre as origens chinesas dos Mogwai – as “versões pré-diabólicas” dos Gremlins. Na mitologia da saga, os deuses da criação – Nuwa e Fuxi – fizeram uma aposta sobre a natureza da humanidade. Nuwa acreditava que as pessoas eram fundamentalmente boas e sempre buscavam agir da forma certa, enquanto Fuxi apostava no contrário. Para resolver a celeuma, Nuwa criou os Mogwai, bichos fofinhos e adoráveis, e Fuxi estabeleceu três regras que os transformariam em Gremlins, criaturas caóticas e perversas, se os humanos agissem de forma incorreta. As regras eram: não expô-los ao Sol, não molhá-los, e jamais alimentá-los após a meia-noite.

    Não é spoiler dizer que Nuwa perdeu a aposta, e se retirou para o Vale de Jade com as criaturas, onde permaneceu por séculos.

    Porém, em um certo dia, Gizmo – nosso Mogwai protagonista – entra em combate para proteger sua comunidade de um ataque e acaba caindo em um rio. Assim, ele é levado até uma terra distante, onde é capturado pelo Circo Viajante dos Sete Irmãos. É aí que começam os acontecimentos de Segredos dos Mogwai. Na série, acompanhamos as aventuras de Gizmo, Elle e Sam Wing (protetor de Gizmo, que aparece no filme de 1984) na China dos anos 1920, após Gizmo ter passado um período indeterminado de tempo com a trupe que o capturou.

    A temporada 1 se encerra com abertura para uma continuação – e há uma distância temporal de 60 anos entre Segredos dos Mogwai e o primeiro filme da história.

    Gremlins (filme)

    • Lançamento: 1984
    • Onde assistir: HBO Max, Prime Video, Apple TV, Google Play

      No primeiro longa da saga, Sam Wing já está mais velho, e mora e trabalha na Chinatown de Nova York. Sam faz de tudo para proteger Gizmo do mundo exterior; porém, o Mogwai acaba caindo nas mãos do jovem Billy Peltzer. Por uma sucessão de eventos, Billy quebra as regras do deus Fuxi – que foram explicadas na série – o que produz os Gremlins, que passam a causar o caos na cidade de Kingston Falls.

      Gremlins 2: A Nova Geração (filme)

      • Lançamento: 1990
      • Onde assistir: HBO Max, Prime Video, Apple TV, Google Play

        Sam Wing já não está mais entre os Mogwai nessa continuação. Sem seu protetor, Gizmo acaba se tornando parte de um experimento de laboratório, comandado pelo magnata Daniel Clamp. Novamente, os Gremlins reaparecem e instauram o caos, mas são detidos por Gizmo, Billy e sua namorada, Kate Beringer.

        O final deste longa permite a criação de um terceiro filme, muito requisitado pelos fãs da saga, que se contentam com fanfics e trailers fictícios de uma possível continuação. Em 2024, boatos de que a película seria finalmente gravada circularam pela internet, mas, até a publicação desta matéria, não houve divulgação oficial de uma nova produção.

        Total
        0
        Share