Neste sábado (22), Dirty Projectors e Björk lançarão uma edição expandida de seu EP Mount Wittenberg Orca, de 2010, há muito esgotado, como um LP duplo exclusivo para o Record Store Day.
David Longstreth, líder da banda Dirty Projectors, escreveu a coleção original para ser tocada sem amplificação em uma pequena livraria de Manhattan, Nova York, chamada Housing Works, inspirada por uma conversa entre ele e Björk sobre os pequenos teatros na Itália, onde a ópera nasceu nos anos 1500. A nova edição expandida adiciona 13 faixas bônus de material nunca antes lançado, incluindo a performance da Housing Works de 2009, as primeiras demos do disco e áudios de arquivo da banda e Björk ensaiando o material.
Antes do lançamento do LP, eles compartilham uma daquelas faixas inéditas, a performance na Housing Works de “On and Ever Onward”:
A gravação e produção de Mount Wittenberg Orca foi inspirada pela sensação simples e direta das primeiras gravações de rock & roll dos anos 1950. A banda e Björk ensaiaram por três dias no Rare Book Room no Brooklyn e, em seguida, trabalhando com Nicolas Vernhes, gravaram as músicas o mais rápido e ao vivo possível, com overdub apenas nos vocais principais e os solos.
O resultado parece parte de uma história infantil, parte de música coral de algum futuro estranho. É diferente de qualquer outra coisa no corpo de trabalho dos Projectors: bateria e guitarra estão quase ausentes. É tudo sobre as vozes – e elas são surpreendentes. Björk soa sísmica e elementar, e Longstreth, compartilhando as funções de vocal principal, entoa com seu canto único. Amber Coffman, Angel Deradoorian e Haley Dekle adicionam harmonias vocais mágicas em três partes do projeto.
“Mount Wittenberg Orca deve ser minha coisa favorita deste capítulo de Dirty Projectors. Parece uma espécie de azarão no catálogo. O que eu acho meio engraçado, considerando que é um álbum colaborativo com a Björk. Ficamos impressionados com o hype em torno da banda na época e propositadamente subestimamos a mensagem. Mas eu amo essas músicas. E como um álbum basicamente ao vivo em estúdio, é o único lançamento oficial que mostra como essa formação realmente criou como banda. As performances e o som se sustentam muito bem. E é claro que Björk nos eleva a um nível diferente de majestade. Lembro-me de chorar espontaneamente durante as tomadas vocais de “Sharing Orb”. Também estou animado para compartilhar o show original da Housing ‘Works, em sua beleza crua, bem como as fitas de composição e ensaios que mostram como a coisa toda se juntou”, disse David Longstreth à imprensa.
Confira a tracklist do LP duplo que será lançado neste sábado (22), durante o Record Store Day:
Mount Wittenberg Orca Expanded Edition:
Side A
1. Ocean
2. On and Ever Onward
3. When the World Comes to an End
4. Beautiful Mother
Side B
1. Sharing Orb
2. No Embrace
3. All We Are
Side C
1. Intro (Live from Housing Works 2009)
2. Ocean (Live from Housing Works 2009)
3. On and Ever Onward (Live from Housing Works 2009)
4. When The World Comes To An End (Live from Housing Works 2009)
5. Beautiful Mother (Live from Housing Works 2009)
6. Sharing Orb (Live from Housing Works 2009)
7. No Embrace (Live from Housing Works 2009)
8. All We Are (Live from Housing Works 2009)
Side D
1. Wave Invocation (MWO I Inverness Demo)
2. Motherwhale Song (MWO II Inverness Demo)
3. Whale Watcher Song (MWO III Inverness Demo)
4. Fugal Swim (MWO IV Inverness Demo)
5. First Duet (MWO V Inverness Demo)
6. Migration (Unfinished MWO VI Inverness Demo)
7. Jubilation (MWO VII Inverness Demo)
8. Benediction (MWO VIII Inverness Demo)
9. When the World Comes To An End (Freewrite Demo)
10. When the World Comes To An End (Vocalise Rehearsal Rough)
11. Beautiful Mother (Vocalise Rehearsal Rough)
12. On and Ever Onward (Full Rehearsal Rough)