PUBLICIDADE

Oito filmes para comemorar o Dia do Cinema Brasileiro

Nesse Dia do Cinema Brasileiro, o escutai traz uma listinha de filmes que não devem faltar na sua maratona de hoje

O Cinema Brasileiro é repleto de jóias que ultrapassam o tempo. Mesmo ainda muito injustiçado pelo público do próprio país, produtores, artistas e estúdios desafiam o mercado e se desdobram para produzir cinema em um país que privilegia conteúdos do exterior. 

É fato que, com muita luta, essa imagem de um cinema “ruim” que por anos assombrou o cinema nacional tem mudado um pouco — com a perpetuação de clássicos atemporais e de novas produções que colocam essa má fama em cheque. Bilheterias arrebatadoras como as de Paulo Gustavo e atuações como as de Fernanda Montenegro, não apenas jamais serão esquecidas como também reafirmam que as produções brasileiras tem seu valor e continuarão crescendo. 

Nesse Dia do Cinema Brasileiro, caprichamos com uma listinha para indicar alguns títulos que não devem faltar na sua maratona de hoje, ou que não devem faltar na sua listinha de filmes a serem assistidos — e até reassistidos, por que não?

Divida entre grandes clássicos, obras modernas e títulos disponíveis em streaming, confira a lista completa:

Central do Brasil

Clássico de 1998 que não pode deixar de aparecer em qualquer lista do assunto. Dirigido por Walter Salles e estrelado pela talentosíssima Fernanda Montenegro, “Central do Brasil” ilustra de forma inesquecível uma emocionante história de amizade entre uma mulher idosa e um menino. Entretanto, a trama consegue ir além, tratando ainda da história de uma parcela do povo brasileiro, traçando um retrato de um Brasil esquecido.

Assista no Globoplay

O Céu de Suely

Premiado nacional e internacionalmente, “O Céu de Suely” tem direção de Karim Ainouz. Aqui acompanhamos a jovem Hermila, jovem do interior do Ceará, que depois de passar uma temporada em São Paulo e ter um filho, volta à cidade natal — desiludida, sem dinheiro e determinada a viajar novamente.

Assista no Globoplay

Bacurau

Com direção de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, “Bacurau” é de 2019 e já pode ser considerado um clássico moderno. A trama se passa na cidade fictícia de Bacurau, interior do sertão nordestino, e apresenta uma história de resistência, luta e direito à vida.

Assista no Globoplay e Telecine

Aquarius

Estrelado pela talentosa Sônia Braga, tem direção de Kleber Mendonça Filho. A história se passa em Recife e exibe a vida de Clara, uma viúva que mora em um prédio na orla da praia e ocupa o último apartamento que ainda não foi vendido para uma construtora. A ideia é demolir o imóvel e erguer um enorme edifício no local, mas Clara se recusa a deixar seu lar.

Assista na Netflix

Que Horas Ela Volta?

Dirigido por Anna Muylaert e estrelado pela incrível Regina Casé, em “Que Horas Ela Volta?” conhecemos Val, migrante nordestina vivendo em São Paulo como empregada de uma família rica. Quando sua filha Jéssica vai prestar vestibular na capital, Val a recebe no quartinho de empregada.

Assista no Globoplay e Telecine

Deserto Particular

Aplaudido no Festival de Veneza, “Deserto Particular” é dirigido por Aly Muritiba e está no HBO Max. A história conta sobre Daniel, um policial que, após cometer um erro grave no trabalho, sai de Curitiba e vai até o interior da Bahia em busca de Sara, uma mulher misteriosa com quem se relaciona pela internet. Confira nossa opinião.

Assista na HBO Max

A Vida Invisível

O recente A Vida Invisível, lançado em 2019 e com direção de Karim Aïnouz, foi tão elogiado pela crítica que foi indicado para representar o Brasil na corrida pelo Oscar de 2020. A produção é baseada no livro A Vida Invisível de Eurídice Gusmão (2016), da pernambucana Martha Batalha.

Assista no Telecine

Marte Um

Escolhido para representar o Brasil na corrida pelo Oscar 2023, “Marte Um” é a estreia sensível de Gabriel Martins na direção. Conhecemos aqui uma família negra de classe média no Brasil que lida com a eleição de um presidente de extrema-direita. A mãe acredita que foi amaldiçoada após um encontro inesperado, enquanto o marido coloca todas as suas esperanças na carreira de futebol do filho. Confira nossa opinião.

Assista no Telecine

Gostou da nossa lista? Se prepare para uma maratona emocionante, e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares para o cinema nacional chegar cada vez mais longe!

Total
0
Share