PUBLICIDADE

terraplana e Shower Curtain preparam experiência conjunta única

terraplana e Shower Curtain prometem show que tem tudo para ser uma experiência única, tanto para fãs quanto para os próprios membros.

Desde o seu nascimento em 2017, a banda de Curitiba terraplana vem ganhando cada vez mais força e respeito, tudo isso graças a uma sonoridade que consegue fundir o shoegaze, indie rock e dream pop em algo que atrai um público além do underground. Mesmo com essa estética que apela mais para quem busca música e não espera que ela chegue até si, a banda teve um certo burburinho com o lançamento de um cover: “Na Sua Estante” de Pitty foi a música escolhida para uma abordagem que conseguiu tornar a roupagem da canção ainda mais melancólica, dramática e completamente obscura.

A partir daí, mesmo que um EP (Exílio, de 2017) já tivesse sido lançado antes, a terraplana começou a alcançar as pessoas e o falatório sobre suas interpretações e foco no shoegaze foi o principal atrativo para seu trabalho. Após isso, a banda obteve uma chance de ouro ao ganhar um concurso de bandas organizado pela plataforma Groover, que tem como objetivo conectar artistas a veículos de mídia e influenciadores musicais. Tocar na edição de dez anos do Balaclava Fest foi a oportunidade perfeita para apresentar o que já estavam produzindo para um público que tinha total afinidade com eles.

Deste passo para um contrato com o selo independente do festival era o que faltava para a terraplana seguir de vez com os planos para seu primeiro disco, “olhar pra trás”, lançado no começo de 2023 e sendo apontado como um dos melhores álbuns de estreia e também como um dos melhores produtos nacionais do ano.

Victoria Winter, a vocalista, iniciou o projeto Shower Curtain de forma tímida ainda no Brasil. Mesmo agora, estando nos Estados Unidos, a combinação de um indie rock minimalista, sem perder algumas raízes fortes de shoegaze e bedroom rock, ainda é mantida. O EP “Something Instead“, lançado em 2021, condensa em quatro canções todos os sub-gêneros citados. No entanto, o projeto não impõe limites e sabe também ecoar e adaptar outros tipos de som.

Há um certo flerte com algo mais pesado, mas a densidade continua sendo exposta de forma convidativa e leve. Em letras que costumam abordar pontos de auto reflexão, a discografia já possui músicas o suficiente para criar uma vibe aconchegante quando ouvida do começo ao fim. Os destaques ficam por conta de “I Keep Trying” e “Time To Kill“, duas das mais agradáveis e que também servem como companhia perfeita para momentos mais introspectivos ou apenas reflexivos.

A proposta de tocar juntos na edição deste ano do Balaclava Fest não surge do nada. A participação de Vinicius Lourenço nos trabalhos de Shower Curtain ocorre devido à amizade com Victoria. Além disso, é notável o quanto as sonoridades se conectam tão bem. Mesmo fazendo música diferente, é possível perceber o quanto é fácil se deixar levar por um artista quando já se gosta e conhece o outro. A expectativa para a apresentação é de que este possa ser um show memorável, capaz de permanecer na memória tanto de quem curte quanto dos membros.

***

Terraplana e Shower Curtain tocam em conjunto e são atrações confirmadas na edição de 2023 do festival nacional Balaclava Fest, que acontece em 19 de novembro, no Tokio Marine Hall.

Total
0
Share