A cantora, compositora e dançarina recifense Flaira Ferro apresenta, no próximo dia 11 de fevereiro, o single “Afeto Radical”, primeira amostra de seu novo álbum, previsto para março deste ano. A faixa, que conta com a participação especial de Lenine nos vocais, traz a energia efervescente do frevo, misturando rock, música eletrônica e metais. Para marcar o lançamento, Flaira também divulga o clipe da música, gravado no centro do Recife.
“‘Afeto Radical’ foi nascendo como um anseio para transmutar violências e fazer arte”, revela Flaira. A inspiração para a composição veio no puerpério, enquanto refletia sobre as mudanças que a maternidade trouxe para sua identidade e acompanhava as notícias de guerras e polarizações políticas. “Eu estava nesse misto de emoções, e a arte era a ferramenta que estava ao meu alcance para transformar sentimentos, mobilizar, denunciar e esperançar outros mundos”, completa.
Com composição assinada por Flaira Ferro e pelo paraibano Lucas Dan, “Afeto Radical” tem arranjos e direção musical de Henrique Albino e produção musical de Kastrup (SP). A instrumentação combina teclados, saxofones, guitarra, baixos, violão de 12 cordas, trompete, trombone, synths e bateria, traduzindo em som a fusão entre tradição e contemporaneidade.
Lenine, que participa da faixa, foi a primeira escolha da cantora para dividir os vocais: “Ele sempre foi uma força inspiradora pra mim em muitos sentidos. Senti que a música ganharia força se tivesse a voz de uma pessoa com posicionamentos consistentes, e ele foi a primeira pessoa que veio à minha cabeça”.
O convite veio após um encontro no Carnaval do ano passado. “Fizemos um show no mesmo polo, na Várzea. Toquei antes dele, e ele assistiu ao meu show da coxia. Ao final, me chamou para o camarim e inundou meu coração com elogios ao meu trabalho. Conversamos um bocado e ali nasceu em mim a semente de fazermos algo juntos em algum momento”, relembra. Quando a faixa que daria nome ao álbum ficou pronta, enviou um convite para Lenine. “Antes mesmo de ouvir a música, ele disse sim. Gravou as vozes no Rio de Janeiro e me enviou. Fiquei profundamente feliz e emocionada”, finaliza.
No clipe de “Afeto Radical”, já disponível no YouTube (inserir link direto), Flaira Ferro, Inaê Silva e Gabi Carvalho, o roteiro e direção de Mary Gatis apresenta três artistas da dança que têm o frevo como linguagem central em suas trajetórias. Em cena, o trio interage entre si e com os transeuntes, em um convite à espontaneidade e ao movimento livre, alinhado ao refrão da música: “ser o que der na telha”. Este foi, inclusive, o primeiro verso que surgiu para a canção: “Fui me inspirando nos brincantes da cultura popular brasileira que inventam figuras e subvertem as lógicas de opressão. Pessoas que viram Caboclos de Lança, Mateus, Catirinas, passistas e personas que manifestam a capacidade humana de transcender a aridez do cotidiano.”, diz Flaira. Filmado na histórica Rua da Imperatriz, a montagem conta ainda com direção de fotografia de Analu e figurinos assinados por Juliana Beltrão.
“Afeto Radical” está disponível em todas as plataformas de streaming e abre alas para as novidades que Flaira Ferro planeja ainda para o primeiro semestre de 2025, antecipando o que o público pode esperar de seu terceiro disco solo autoral.