PUBLICIDADE

Qual é a ordem cronológica da saga Indiana Jones?

Saiba a forma cronológica de acompanhar as aventuras do professor e arqueólogo mais famoso da cultura pop

Após grandes aventuras no espaço, George Lucas e Harrison Ford, em 1981, unem-se novamente em uma nova série de filmes: Indiana Jones — as aventuras do arqueólogo mais famosos do cinema que marcou as últimas cinco décadas.

Indiana Jones se passa entre os anos 1930 a 1960 e une ação, história, com teorias conspiratórias desde seu primeiro longa Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida”, em que o protagonista precisa garantir que os nazistas não encontrem a Arca da Aliança, um artefato que pode garantir um poderio e invencibilidade jamais imaginado — um poder que Hitler anseia para seu exército, que em 1936, busca a soberania antes da Segunda Guerra Mundial.

Em sua sequência, somos apresentados a uma jornada anterior aos acontecimentos de “Caçadores da Arca Perdida”. Lançado em 1984, “Indiana Jones e o Templo da Perdição” acontece em 1935, na Índia, onde Jones tentará recuperar uma pedra mística, mas para isso terá que enfrentar um místico Mola Ram (Amrish Puri), que além de liderar um culto, também escravizou diversas criança de sua aldeia. Neste longa, o público conhece Short Round, interpretado por Ke Huy Quan, vencedor do Oscar 2023, como melhor ator coadjuvante por seu papel em “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” (2022).

Agora, em 1938, no filme “Indiana Jones e a Última Cruzada” (1989) o arqueólogo volta a enfrentar os nazistas, que sequestraram seu pai, o professor Henry Jones, que possui informações importantes sobre a localização do Santo Graal, o cálice utilizado por Jesus Cristo na Última Ceia.

Após o prólogo de 1984, os próximos filmes seguem uma ordem cronológica, como uma distância temporal de mais de 20 anos entre os eventos de “A Última Cruzada” (1989), “O Reino da Caveira de Cristal” (2008) e “A Relíquia do Destino” (2023). Este último, revelam uma nova face do personagem, como um homem saudosistas, que está envelhecido e busca se reencontrar com o suas paixões.

A jornada de Indiana Jones antes dos filmes

Assim como a saga Star Wars, George Lucas também investiu em outras mídias para retratar a jornada do corajoso arqueólogo, cujo maior medo eram as cobras. Em 1992, estreava “O Jovem Indiana Jones”, série de duas temporadas produzida também por Steven Spielberg.

Estrelada por Correy Carrier, Sean Patrick Flanery e George Hall, como Henry “Indiana” Jones Jr. na infância, adolescência e na fase idosa, o público conhece as histórias do protagonista antes de se tornar o tão amado personagem de Harrison Ford.

Sendo assim, a ordem cronológica de Indy segue a seguinte jornada:

  1. O Jovem Indiana Jones (1992-1993, série)
  2. O Templo da Perdição (1984)
  3. Os Caçadores da Arca Perdida (1981)
  4. A Última Cruzada (1989)
  5. O Reino da Caveira de Cristal (2008) 
  6. A Relíquia do Destino (2023)

Onde assistir?

Todos os filmes da saga estão disponíveis no Disney+ . Já a série “O Jovem Indiana Jones” (1992-1993), não está em nenhum streaming.

Total
0
Share